Associação Nacional da Cachaça de Alambique (ANPAQ) esclarece os fatos e reforça o compromisso com a segurança e a autenticidade da genuína bebida brasileira. Após a repercussão nacional sobre esses casos de falsificação de bebidas alcoólicas com metanol, a ANPAQ (Associação Nacional da Cachaça de Alambique) vem a público esclarecer informações e tranquilizar os seus consumidores.
Explicando porque até este momento, as investigações se concentram principalmente em destilados falsificações e distribuição de produtos destilados industrializados de grande escala, como whisky, vodka e gim, bebidas com alto volume de consumo e com ampla circulação comercial, alta demanda pelo mercado, o que as torna alvos mais atrativos para falsificadores criminosos como esse tipo que causou seríssimos problemas a consumidores dessas bebidas. E diga-se também que a ANPAQ se solidariza com a família das vítimas que ao buscar diversão encontraram graves acometimentos e até mesmo a morte.
A cachaça de alambique, entretanto, apresenta características muito distintas. Produzida em pequenas quantidades, sob controle artesanal rigoroso e padrões legais fiscalizados, ela é comercializada majoritariamente de forma direta entre produtor e consumidor, ou por meio de distribuidores regionais de confiança. Esses fatores fazem com que a falsificação desse tipo de produto seja mais difícil, economicamente desinteressante e facilmente identificável.
“Embora nenhuma categoria de bebida esteja totalmente imune, a cachaça de alambique é uma das menos suscetíveis a esse tipo de crime, justamente pelo seu modelo mais caseiro de produção, rastreável e de baixa escala”, afirma a ANPAQ.
A associação ressalta que seus produtores associados seguem padrões técnicos e legais rígidos de produção, com registro no Ministério da Agricultura (MAPA), rotulagem oficial, e, em muitos casos, certificações e prêmios nacionais e internacionais.
A ANPAQ também tem seu selo de qualidade, que inclusive está sendo reformulando com rastreabilidade e reforçando a segurança, a rastreabilidade é importante fator de segurança e a autenticidade da cachaça de alambique produzida em todo o país é o que nos conduz.

🔒 Segurança, cultura, tradição nacionalidade e confiança.
Em um cenário de apreensão generalizada, a entidade reforça que a cachaça artesanal ( de alambique ) brasileira é um produto legítimo, seguro e de identidade garantida, fruto de um trabalho sério e comprometido com a cultura e a economia nacional.
“Seguiremos vigilantes, orientando o público e valorizando o trabalho dos produtores que fazem da cachaça de alambique um símbolo de autenticidade e orgulho brasileiro”, conclui a ANPAQ.
Sobre a ANPAQ
A Associação Nacional da Cachaça de Alambique (ANPAQ) é uma entidade representativa que atua em defesa da produção da cachaça de qualidade e da valorização da legítima cachaça brasileira, promovendo ações de divulgação, concientizacao, valorização do nosso produto brasileiro, da certificação de seus produtos, da capacitação e do reconhecimento nacional e internacional da nossa mais genuína CACHAÇA DE ALAMBIQUE.