Para aumentar a qualidade da segurança pública do Município e melhorar as condições de trabalho da Polícia Militar, a atual Administração Municipal entregou, na manhã desta quinta-feira, 14, duas viaturas à 9ª Companhia de PM Independente de Congonhas. A entrega dos veículos foi feita pelo prefeito Zelinho e o vereador Hemerson Ronan Inácio (Mércio), durante a comemoração do segundo aniversário da unidade.
Estiveram presentes ainda à solenidade o comandante da 13ª Região de Polícia Militar, coronel José Carlos Bratiliere; o comandante do 9º Batalhão da PM, tenente coronel Clóvis de Paula Pimenta; o comandante do 31° BPM, tenente coronel Sério Henrique Cardoso; o comandante da 9ª Companhia de PM Independente, major Jardel Eduardo da Silva; o capitão Jakson Roberto Toffoli, respondendo pelo comando da 13ª Cia. de Meio Ambiente e Trânsito; e o capitão Carlos Ferreira, respondendo pelo comando da 13ª Cia. de Missões Especiais. Servidores municipais também compareceram.
O prefeito Zelinho destacou a parceria firmada entre a Prefeitura e a PM, com a instalação de postos avançados no Jardim Profeta e em dois pontos do Centro, e o trabalho dos militares, que fazem rondas pelos bairros da cidade. “Graças ao trabalho que está sendo desenvolvido pela PM, a criminalidade tem diminuído muito, principalmente nos bairros próximos à BR-040. Coloco sempre a Prefeitura de portas abertas para a corporação. Temos que ser parceiros e facilitar o trabalho da PM. No ano passado, Congonhas foi considerada a Melhor Cidade de Pequeno Porte do Brasil, pela agência de classificação de risco Austin Rating. Isso também reflete o trabalho da PM em Congonhas, porque foi o prêmio avaliou a segurança da nossa cidade”, completou.
Em 2014, a Câmara Municipal aprovou a Lei 3.359, de iniciativa do vereador Hemerson Ronan Inácio, que previa um repasse de quase R$100 mil da Prefeitura à Polícia Militar, por meio de um convênio, para a aquisição de duas viaturas com celas. O município também destina o valor de R$220 mil por ano à 9ª Companhia para investimentos em sua infraestrutura.
Hemerson ressaltou o trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. “Foi um trabalho cansativo, que durou quase dois anos. Enviamos a minuta do projeto para a Prefeitura e o prefeito, sensibilizado com a iniciativa, o aprovou. Estamos honrados com a aquisição dessas viaturas. É um sonho realizado da comunidade. A Câmara e a Prefeitura estão preocupadas com a segurança pública”, afirmou.
Segundo o comandante da 9ª Cia. Ind., major Jardel Eduardo, a Prefeitura sempre foi parceira da corporação. Para ele, essa relação se fortaleceu com a criação da unidade há dois anos: “Nunca tivemos resposta negativa da Prefeitura, seja na aquisição de viaturas, na criação de postos avançados da PM nos bairros e no apoio logístico em eventos, como Carnaval, Jubileu e Festival de Inverno. Conseguimos, no segundo aniversário da Companhia, mais uma demonstração desse apoio, com a doação de duas viaturas. É algo ímpar na nossa região. A Prefeitura de Congonhas é uma das poucas da região que têm esse empenho”.
9ª Companhia
A 122ª Companhia de PM de Congonhas, subordinada ao 31° Batalhão de PM, foi elevada à 9ª Companhia de PM Independente no dia 14 de janeiro de 2014. Essa conquista aconteceu graças a uma articulação entre a Prefeitura de Congonhas, Polícia Militar e Governo do Estado. “Com a expansão das indústrias na região, foi observada a necessidade de uma demanda operacional maior. Foi aí que o Comando Geral da PM de Minas Gerais criou a 9ª Cia., com mais autonomia para combater o crime e promover a segurança. A notícia agradou os militares, que foram contemplados com melhorias em recursos humanos e logísticos, e também à população. Temos alcançado ótimos índices no combate à violência, ajudando a fazer da 13° região uma das regiões mais seguras do estado”, destacou o comandante da 13ª Região de Polícia Militar, coronel José Carlos Bratiliere.
A Companhia Independente possibilita a unidade gerir seus próprios recursos, atendendo as demandas regionais e investindo em equipamentos e estrutura, além de poder contar com um efetivo maior para a região. A 9ª Cia. PM Independente tem responsabilidade territorial pelos municípios de Congonhas, Belo Vale, Moeda, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas e Desterro de Entre Rios.
Fotos:divulgação