Militares da 2ª Companhia de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete atenderam na tarde dessa segunda-feira (07/03) uma vítima de choque elétrico no comércio popular, conhecido como ‘Camelódromo’, na Praça Getúlio Vargas, região central de Conselheiro Lafaiete/MG. Segundo relatos da própria vítima, ela encontrava-se em seu local de trabalho, quando foi submetida a uma descarga elétrica de origem desconhecida. No momento do acidente havia descargas atmosféricas com precipitação de chuva intensa e uma equipe de trabalhadores manuseando uma maquina de solda.
A guarnição de resgate do Corpo de Bombeiros chegou rapidamente ao local e após avaliação do sinistro efetuou os primeiros atendimentos a vítima. A mesma apresentava rigidez muscular no braço esquerdo, queixava- se de dor intensa no corpo e estava psicologicamente afetada, pois é gestante de aproximadamente dez semanas. A vítima foi conduzida consciente, sem lesões cutâneas aparentes para o Hospital Maternidade São José, onde foi recebida e ficou aos cuidados da equipe médica de plantão.
Os trabalhadores que estavam manuseando a maquina de solda foram orientados pelos militares sobre os riscos de acidentes de trabalho e as condições ideais para manuseio do equipamento, cuidados com eletricidade e isolamento do local de trabalho.
Em casos de acidentes envolvendo vítimas de choque elétrico, siga as orientações do Corpo de Bombeiros.
Em casos de vítimas de choque elétrico, o que fazer?
- Se houver parada cardiorrespiratória, aplique as manobras de ressuscitação. As manobras devem ser realizadas, por pelo menos, uma pessoa devidamente treinada;
- Cubra as queimaduras com uma gaze ou com um pano bem limpo;
- Se a pessoa estiver consciente, deite-a de costas, com as pernas elevadas. Se estiver inconsciente, deite-a de lado;
- Se necessário, cubra a pessoa com um cobertor e mantenha-a calma;
- Isole o local e desligue o aparelho da tomada ou a chave geral;
- Acione o Corpo de Bombeiros Militar imediatamente através do telefone de emergência, 193;
- Para corte da energia ligue para Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), no telefone 116.