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Fiat Toro Freedom 2026: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem

Versão intermediária custa R$ 169.490 e contempla boa parte das novidades da picape na linha 2026, mas também preserva velhos vícios

A Fiat Toro já se tornou uma espécie de pilar em seu segmento. Não há como pensar em uma picape intermediária sem visualizá-la como a grande referência de mercado. Líder de vendas na categoria desde seu lançamento, quase dez anos atrás, a caminhonete passou por uma considerável renovação na linha 2026. O objetivo é sobreviver por mais alguns anos antes da tão esperada troca de geração, prevista 2028.

A boa notícia é que a Toro Freedom foi contemplada com boa parte das atualizações aplicadas às demais versões da picape. Clique aqui para ver tudo que mudou, ou então aqui para ler o teste completo. Por outro lado, ainda preserva alguns velhos vícios do modelo. Confira abaixo os principais motivos para comprar e aqueles para pensar bem antes de ter uma na garagem.

5 motivos para comprar a Fiat Toro Freedom

1) Conjunto mecânico

https://youtube.com/watch?v=Vfxd3WfLjJY%3Forigin%3Dhttp%3A

É verdade que, no lançamento para o Brasil, o motor 1.3 GSE turbo flex de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e sistema MultiAir III, conhecido como Turbo 270, apresentou falhas pontuais de baixa no nível do óleo. Contudo, a Stellantis contornou rapidamente as questões e hoje esse conjunto se apresenta como um dos mais robustos e confiáveis do mercado, assim como o conhecidíssimo câmbio de seis marchas da Aisin.

Desde o início deste ano, para atender às normas de emissões do Proconve L8, a Toro Turbo 270 perdeu potência e passou de 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol para 176 cv com qualquer combustível, embora tenha mantido o pico de torque em 27,5 kgfm. Claro que há uma diferença sutil de desempenho, porém quase imperceptível, o que não compromete o uso diário.

Além disso, a Toro 2026 enfim passa a ter freios traseiros a disco e mantém a robusta suspensão independente nos dois eixos. Na versão Freedom, a tração é dianteira, mas há bloqueio eletrônico de diferencial para aumentar um pouco sua capacidade off-road.

2) Versatilidade

Fiat Toro Freedom tem caçamba com capacidade para 937 litros — Foto: André Schaun/Autoesporte
Fiat Toro Freedom tem caçamba com capacidade para 937 litros — Foto: André Schaun/Autoesporte

Outro ponto positivo da Toro é a versatilidade. Em movimento, a sensação é a de estar conduzindo um SUV. Sei que esta frase deve soar manjada, pois quase todo jornalista descreve essa mesma característica sobre qualquer caminhonete, mas o caso da Toro é aquele em que tal afirmação mais se aproxima da materialidade dos fatos. Ao mesmo tempo, ela continua a ser uma picape, o que significa que tem uma caçamba de excelentes 937 litros à disposição, bem maior do que qualquer porta-malas.

3) Conforto

Fiat Toro Freedom tem cabine parecida com a de um SUV — Foto: André Schaun/Autoesporte
Fiat Toro Freedom tem cabine parecida com a de um SUV — Foto: André Schaun/Autoesporte

A suspensão robusta, digna de SUV médio, a posição elevada de dirigir, a carroceria monobloco com boa rigidez, os bons bancos dianteiros e a cabine similar à de um SUV conferem à Toro um nível único de conforto no segmento. Novamente, é a picape que talvez mais se assemelhe a um carro de passeio à venda no Brasil.

4) Equipamentos

Ar-condicionado da Fiat Toro Freedom é digital — Foto: André Schaun/Autoesporte
Ar-condicionado da Fiat Toro Freedom é digital — Foto: André Schaun/Autoesporte

Apesar de ser uma versão intermediária, a Toro Freedom já vem equipada com itens como quadro de instrumentos digital, ar-condicionado automático digital de duas zonas, o novíssimo freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, aletas para trocas de marcha atrás do volante e tomadas do tipo USB-A e USB-C).

5) Capota marítima de série

Caminhonete intermediária tem capota marítima de série — Foto: André Schaun/Autoesporte
Caminhonete intermediária tem capota marítima de série — Foto: André Schaun/Autoesporte

Parece bobeira, mas está cada vez mais comum a capota marítima se tornar um opcional ou acessório. Veja o caso da Ford Maverick ou mesmo de várias picapes médias de nosso mercado. Na Toro Freedom, o item já vem de série.

5 razões para pensar bem antes de comprar a Fiat Toro Freedom

1) Acabamento

Fiat Toro tem plástico rígido em diversas áreas da cabine — Foto: André Schaun/Autoesporte
Fiat Toro tem plástico rígido em diversas áreas da cabine — Foto: André Schaun/Autoesporte

Sabemos que as caminhonetes tendem a ter um acabamento mais rústico que o dos automóveis. Entretanto, a verdade é que nove anos se passaram desde o lançamento da Toro, em 2016, e, desde então, a Fiat fez pouquíssimas mudanças que realmente diminuíssem a simplicidade dos revestimentos de plástico rígido.

2) Central Multimídia

Qualidade da câmera de ré passa longe de empolgar — Foto: André Schaun/Autoesporte
Qualidade da câmera de ré passa longe de empolgar — Foto: André Schaun/Autoesporte

Mesmo custando R$ 165 mil, a Toro Freedom traz uma central multimídia de 8,4 polegadas de penúltima geração, com resolução de tela e sensibilidade ao toque já superados. A câmera de ré, embutida no sistema, é um exemplo dessa limitação: tanto a qualidade quanto a abrangência da imagem passam longe de empolgar.

3) Espaço interno e ausência de porta-malas

Fiat Toro 2026 segue com cabine aperta na fileira traseira, com espaço limitado para pernas — Foto: André Schaun/Autoesporte
Fiat Toro 2026 segue com cabine aperta na fileira traseira, com espaço limitado para pernas — Foto: André Schaun/Autoesporte

Apesar dos 4,95 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, a Fiat Toro 2026 continua a ter uma cabine relativamente apertada na fileira traseira. O vão para pernas é limitado e a posição muito elevada do assento compromete o espaço para a cabeça de pessoas mais altas. Além disso, o encosto lombar é pouco angulado e compromete a ergonomia.

Segurança no seu carro:

Outro ponto importante diz respeito à caçamba. Sim, ela é grande, mas ainda é uma caçamba e não um porta-malas. Mesmo com capota marítima, sua vedação contra intempéries fica limitada. Ou seja, melhor proteger muito bem qualquer bagagem caso vá trafegar sob chuva.

4) Capacidade de manobras

Outra característica incômoda da Toro e de qualquer modelo Stellantis com plataforma Small Wide é a capacidade de manobras. O diâmetro de giro é de longos 12,3 metros, praticamente a mesma medida de uma picape média. E o que dizer dos incômodos rebotes que o volante insiste em transmitir em vias mais esburacadas?

5) Itens ausentes

Ocupantes do banco traseira não têm saída de ar à disposição — Foto: André Schaun/Autoesporte
Ocupantes do banco traseira não têm saída de ar à disposição — Foto: André Schaun/Autoesporte

Ok, a Fiat Toro Freedom 2026 tem novos e bem-vindos equipamentos de série, mas continua devendo em alguns elementos relativamente simples de conforto: saída de ar traseira, chave presencial, partida do motor por botão, apoio de braço central no banco de trás e alerta de ponto cego. E olha que nem estamos levando em conta a ausência de pacote Adas para segurança ativa.

FONTE: AUTO ESPORTE

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