A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, avança na obra de contenção de encosta no km 605, em Congonhas. A intervenção integra o pacote de ações preventivas para o período mais intenso de chuvas e envolve serviços que reforçam a segurança da encosta, aumentando sua estabilidade e reduzindo riscos naturais, como deslizamentos ou movimentações de solo.
Como parte do cronograma, nesta quarta-feira (3) haverá interdição parcial da pista norte (sentido Belo Horizonte), entre os quilômetros 605 e 606, nas proximidades da unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação está prevista das 10h às 17h, com trânsito mantido por uma faixa, garantindo fluxo contínuo no trecho durante a intervenção. Para esta etapa, equipes realizam a concretagem de estruturas de reforço, trabalho que exige a circulação de caminhões-betoneira e profissionais atuando próximos à pista.
Segundo o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli, a interdição parcial é necessária para garantir a segurança operacional. “É uma fase que demanda circulação de equipamentos. Manter uma faixa liberada e outra destinada à obra permite proteger trabalhadores e motoristas, evitando riscos e interrupções. Ao reforçar a estabilidade das encostas nesta época do ano, reduzimos a chance de ocorrências típicas do período chuvoso e contribuímos para uma convivência segura na rodovia. Nosso foco é preservar vidas e atuar de forma antecipada nos pontos estratégicos da BR-040”, afirma.
Durante os serviços, o trecho estará sinalizado para orientar motoristas. A concessionária recomenda que reduzam a velocidade e mantenham atenção redobrada ao trafegar pelo local. O atendimento aos usuários segue disponível 24 horas pelo telefone 0800 003 1040.

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



