As inscrições seguem abertas até o dia 7 de janeiro; certame oferece 60 vagas para médicos, enfermeiros, psicólogos e dentistas em diversas regiões de Minas Gerais.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 60 vagas destinadas ao cargo de 2º Tenente do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS). Com uma remuneração inicial de R$ 11.547,07, o concurso busca atrair profissionais para reforçar o atendimento nas unidades hospitalares e administrativas da corporação em todo o estado.
Áreas de Atuação e Especialidades
As oportunidades contemplam diferentes áreas da saúde, exigindo graduação e registro ativo nos respectivos conselhos. Na Medicina, há demanda para especialidades como Clínica Médica, Pediatria, Anestesiologia, Infectologia, Patologia e Medicina de Emergência. Para a Odontologia, as vagas incluem Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Endodontia, Periodontia e Disfunção Temporomandibular. Também há postos para graduados em Enfermagem e Psicologia.
Distribuição das Vagas pelo Estado
Um dos destaques deste concurso é a descentralização das oportunidades, com vagas distribuídas por polos regionais que abrangem todas as regiões mineiras:
- Capital e Grande BH: Belo Horizonte (RMBH e Hospital da Polícia Militar).
- Triângulo e Alto Paranaíba: Uberlândia, Uberaba, Araxá e Frutal.
- Vales do Rio Doce, Aço e Mucuri: Governador Valadares, Ipatinga, Caratinga e Teófilo Otoni.
- Norte de Minas e Jequitinhonha: Januária, Janaúba e Diamantina.
- Zona da Mata e Sul: Barbacena, Ponte Nova e Poços de Caldas.
Requisitos e Inscrições
Para concorrer, os candidatos devem ser brasileiros natos, possuir idade entre 18 e 35 anos (até a data da inclusão), ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo na categoria B e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site oficial da Polícia Militar, até o dia 7 de janeiro. A taxa de participação é de R$ 230,00.
Etapas da Seleção
A primeira fase do certame, composta por uma prova objetiva de 3 horas, está prevista para o dia 8 de fevereiro de 2026. O exame contará com 50 questões, sendo 35 de Conhecimentos Específicos, 10 de Língua Portuguesa e 5 de Direitos Humanos. Os candidatos aprovados na etapa teórica seguirão para as fases subsequentes, que incluem prova de títulos, avaliação psicológica, exames de saúde e o Teste de Capacitação Física (TCF), antes da investigação social e curso de formação.




