O ciclone, que se forma no litoral do Sudeste e promete mudar o clima também em Minas, se intensifica ao longo desta sexta, perdura durante todo o final de semana e tem previsão de se estender pelo menos até a próxima terça-feira (3/2), de acordo com as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet, o sistema é caracterizado por uma área de baixa pressão intensa e de formato circular. “Essa área de baixa pressão também organiza áreas de estabilidade em grande parte da região Sudeste do Brasil, incluindo aqui praticamente todo o estado de Minas Gerais, bem favorável a chuvas de diversas formas”, explica.
A previsão indica que os mineiros devem se preparar para diferentes tipos de precipitação. Segundo o especialista, o cenário alterna entre períodos de chuva persistente e episódios de tempestades localizadas.
“A chuva variando entre aquelas chuvas mais contínuas e também algumas pancadas mais intensas que podem vir acompanhadas do pacote completo aí de rajadas de vento e trovoadas, raios”, detalha Gemiacki.
As condições instáveis devem permanecer até o início da próxima semana, exigindo atenção para possíveis transtornos causados pelo volume de água acumulado.
Temperaturas e sensação de abafamento
Apesar da nebulosidade e das chuvas, o frio não deve ser o protagonista na Grande BH. Na região metropolitana de Belo Horizonte, os termômetros devem apresentar estabilidade, com ligeira queda em relação aos dias anteriores.
Conforme Gemiacki, as mínimas devem ficar entre 17 e 19º C, enquanto as máximas ficarão entre 26 e 29º C. Mesmo com as marcas mais amenas, o alívio pode ser relativo. “Ainda fica aquela sensação de abafamento por conta da alta umidade relativa do ar que vai ficar durante esses dias”, pontua o meteorologista do Inmet.




