A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete recebeu o Ofício nº 001/2026, no qual o vereador Roger Diêgo Evangelista (PSDB) formalizou a renúncia ao cargo de 1º secretário da Mesa Diretora do Legislativo.O documento, datado de 16 de janeiro, foi encaminhado à presidente da Câmara, vereadora Maria da Conceição Aparecida Toledo Silva de Almeida, solicitando a adoção das providências necessárias para oficializar a saída da função e dar andamento ao processo de sucessão.
Na justificativa, o parlamentar informa que a decisão está amparada pelo artigo 21 do Regimento Interno da Câmara, que permite a renúncia formal de integrantes da Mesa Diretora. No ofício, o vereador pede que a Presidência declare a vacância do cargo e conduza a substituição conforme as normas regimentais da Casa, que podem prever nova eleição interna ou indicação de substituto, de acordo com a organização do Legislativo.
O cargo de 1º secretário é considerado estratégico na estrutura administrativa da Câmara, sendo responsável por auxiliar na organização das sessões, controle de documentos oficiais, atas e demais atividades internas. Com a renúncia, amanhã (5), na sessão vespertina, ocorre uma eleição para o cargo. Se permanecesse na função, Roger estaria impedido de exercer a sua profissão, incompatibilidade prevista no Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).






