×

Eclipse solar anular cria efeito de apagão e transforma o dia em noite por minutos

Acompanhe o eclipse solar anular que ocorre no dia 17 de fevereiro de 2026; evento não será visísivel no Brasil.

Está ansioso para o próximo eclipse solar anular? O fenômeno que acontece no dia 17 de fevereiro de 2026, uma terça-feira, tem chamado atenção pelas suas peculiaridades, sendo uma delas o fato dele ser conhecido como “Anel de Fogo”.

Para quem não sabe, esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas distante demais para cobrir completamente o disco solar. Sendo assim, a “borda” do Sol acaba permanecendo visível ao redor da Lua, formando um círculo luminoso, no mesmo formato de um anel.

Eclipse solar anular pode causar apagão?

Na verdade, quando ocorre um eclipse solar anular, a borda do Sol acaba permanecendo visível ao redor da Lua, formando um círculo, no mesmo formato de um anel. Sendo assim, uma borda da luz solar ainda fica visível, o que não resulta totalmente em apagão.

É importante destacar que, segundo a Nasa, o fenômeno não afeta a produção de energia, a luminosidade ou o funcionamento físico da estrela de nenhuma maneira. Mas, causa uma leve escuridão.

O eclipse será visível no Brasil?

Eclipse solar anular visto em céu claroO eclipse anular solar, também conhecido como Anel de Fogo, não será visível no BrasilFoto: eclipse solar anular anel de fogo

última vez que o nosso país presenciou o fenômeno foi em 2023, quando somente a borda da Lua ficou visível para milhares de espectadores. No entanto, neste ano, o eclipse será visível de forma completa na Antártida e como eclipse parcial em regiões como o extremo sul da América do Sul e algumas áreas da África Austral.

Por isso, nós brasileiros não teremos o privilégio de assistir ao eclipse. Apesar disso, é possível acompanhar o fenômeno via transmissão online ou por meio de aplicativos de astronomia.

Onde o eclipse solar anular será visível

O eclipse será visível de forma completa na Antártida e como eclipse parcial em regiões como o extremo sul da América do Sul e algumas áreas da África Austral. O fenômeno, que acontece na próxima terça-feira, poderá ser acompanhado nos seguintes horários:

  • Início do eclipse parcial: 9h56
  • Início da fase anular: 11h42
  • Máximo do eclipse: 12h12
  • Fim da fase anular: 12h41
  • Término do eclipse parcial: 14h27

Como assistir ao eclipse solar anular com segurança

Conforme a Nasa, para observar um eclipse solar com segurança, nunca olhe diretamente para o Sol sem filtros solares certificados (norma ISO 12312-2).

Utilize óculos de eclipse especiais, vidros de soldador nº 14 ou superiores, ou métodos indiretos como um projetor de orifício (pinhole). Vale destacar que, óculos de sol comuns, chapas de raio-X ou filtros caseiros não oferecem proteção.

FONTE: NDMAIS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp