Muita alegria e inclusão abriram a programação do Carnaval Pra Todos 2026, nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, em Congonhas. Famílias, crianças, blocos tradicionais e grandes atrações musicais tomaram conta da cidade, reforçando o caráter democrático da festa. Uma das novidades deste ano, o Carnatea, encantou o público no Quarteirão do Samba. Com o show infantil de Dudu Nicácio e o animado “Bloco Fera Neném”, o espaço foi pensado especialmente para promover a inclusão e o bem-estar.
O momento “Neurofolia” ofereceu um ambiente adaptado, seguro e acolhedor, voltado para pessoas neurodivergentes e seus familiares. Crianças participaram de atividades de pintura e coloriram desenhos com concentração e entusiasmo. O clima foi de tranquilidade, com distribuição de algodão-doce, frutas e pipoca, garantindo diversão com cuidado e atenção.
A moradora Terezinha levou os três filhos adultos para aproveitar a programação. Eles se divertiram e participaram das atividades de pintura com muita dedicação. “É muito importante ter um espaço assim, pensado para acolher e incluir”, destacou.O bloco infantil do Ceamec também marcou presença, reunindo a criançada e familiares em um momento de pura alegria.
Tradição e irreverência nos blocos
A segunda-feira também foi marcada pela irreverência do tradicional “Dia das Mimosas”, quando homens se vestem de mulher em um dos blocos mais aguardados da programação, arrancando risadas e celebrando a descontração carnavalesca.A folia contou ainda com a animação do Bloco Bandalheira, com suas marchinhas que embalam gerações. No domingo, o Beira Galo já havia levado grande público às ruas. Nesta segunda, foi a vez do bloco dos cruzeirenses, o Rapozama, que arrastou foliões e manteve o ritmo da festa lá em cima.
O Bloco Rapozama contou com a participação do jogador Lucas Romero, que marcou presença e animou ainda mais os foliões durante o desfile. O Bloco Poente Prateado também desfilou, provando que a melhor idade sabe, sim, brincar o carnaval com disposição e alegria. Outro bloco que marcou presença foi o Kimtal, levando irreverência e entusiasmo às ruas. As garis também marcaram presença na festa com um bloco todo para elas.
Shows animam o Quarteirão do Samba e o Palco Axé
No Quarteirão do Samba, a programação seguiu durante a noite com Radicais do Samba, Junto e Misturado, Vira Saia e Samba de Casa, mantendo o público animado do início ao fim. A turista Efigênia Lourdes dançou e aproveitou muito os shows do Quarteirão. Segundo ela, a programação resgatou as origens dos carnavais antigos, com marchinhas e muito samba.Já no Palco Axé, o destaque ficou por conta do pagodeiro Rodriguinho, que subiu ao palco e levou o público ao coro com sucessos como “Sorria Que Eu Estou Te Filmando” e “A Amizade é Tudo”. A banda congonhense Mariafllô animou os foliões e, às 23h, o também grupo de Congonhas, Sambatucada, encerrou a noite com muita energia.
Último dia de folia promete grandes encontros
A terça-feira, 17 de fevereiro, marca o último dia do Carnaval Pra Todos 2026 e promete fechar a festa em grande estilo.
No Quarteirão do Samba, se apresentam:
- 16h – Os Baianinhas
- 19h – Samba de Sinhá
- 22h – Odilara
No Palco Axé, a programação traz:
- 15h – Babado Novo
- 18h – Jean Lucas e banda
- 20h – Rose Rosa e banda
- 22h – Banda Vilodum
Os blocos também garantem a animação:
- 18h – Bloco Purpurina Comunista
- 19h – Bloco Kome Keto
- 20h – Bloco Tubarão
- 21h – Bloco Marimbondo
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas























