×

Garimpando na Rua Coronel João Gomes – 16

GARIMPANDO NO ARQUIVO JAIR NORONHA

                                                        Avelina Maria Noronha de Almeida

                                                     [email protected]

 

“Numa oportunidade, acho que vale a pena escrever sobre os

bailes de debutante do Clube Carijós. Eram glamourosos, organizados

 pela Maria do Carmo Batista, falecida esposa de Percival.” 

 

  1. Lili fazia túnicas de anjo que eram bordadas por D. Anita, às vezes com o ponto “casinha de abelha”, outras vezes com bordados feitos na máquina de ponto cadeia. Esse último bordado era também usado nos vestidos confeccionados por D. Lili e foram uma “febre” em determinada época. Eu mesma levei um vestido de festa para D. Anita bordar. A linha usada nesses bordados não era uma linha comum; vinha do Rio de Janeiro, marca “Seda Fulgor”. Anita também bordava lindos paramentos para a igreja. Essas informações tão detalhadas me foram passadas por Dalila, filha de D. Anita, e Terezinha, sobrinha de D. Lilita e D. Anita.

Na casa ao lado havia outra famosa costureira: Ilda, esposa de Vicente Bittencourt.

São palavras de Gioconda, filha do casal:

“Acho minha família muito simples, mas tenho muito orgulho em ser filha de Vicente Bittencourt e Ilda Barbosa Bittencourt. O casal teve os filhos: Inez, Fernando, Geovani  e Gioconda

Meu pai, trabalhava na antiga Rede Ferroviária Federal, hoje MRS. Um homem digno, honrado e respeitoso, que viveu  para família.”

Avelina1

Nesta foto, bem antiga, talvez de final da década de 40 do século XX, junto ao rio São Francisco, aparecem dois moradores da Rua Coronel João Gomes: Vicente Bittencourt, o primeiro à esquerda, em pé, e no meio, entre os sentados, o construtor João Flores. Aparecem ainda Mário Rezende Dutra e Geraldo Brandão, os dois últimos da direita. Os outros dois não foram identificados. Acervo de Gioconda.

Continuando com Gioconda:

“Minha mãe também possuía estas características: ornada com um olhar doce e um sorriso suave. Ela ensinava as mocinhas da região a costurar, pois era uma habilidade que se esperava encontrar nas moças casadoiras da época. Fez roupas casuais, vestidos de casamento, hábito religioso, fantasias de carnaval para a Escola de Samba “Engole Ele”. Sempre roupas femininas.”

 

Avelina2

Na foto podemos ver a elegância e beleza do vestido que Ilda fez para sua filha Gioconda vestir no baile de debutantes. Imaginem quem estende as mãos para Gioconda… O padrinho das debutantes do Clube Carijós no ano em que a jovem debutou, foi nada menos que o hoje ilustre e consagrado artista de televisão TONY RAMOS.

Gioconda fez uma observação interessante suscitada pela foto:

“Numa oportunidade, acho que vale a pena escrever sobre os bailes de debutante do Clube Carijós. Eram glamourosos, organizados pela Maria do Carmo Batista, falecida esposa de Percival.” 

(Continua)

 

 

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp