Uma ocorrência de extrema gravidade terminou com um desfecho positivo graças à atuação rápida e integrada das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Por volta das 18h30, desta quarta-feira (14), o SAMU foi acionado para atender um homem de 44 anos, vítima de engasgo (OVACE), no bairro Santa Matilde, em Lafaiete. Ao chegar ao local, a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) constatou que o paciente havia evoluído para uma parada cardiorrespiratória e iniciou imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).
Cerca de sete minutos depois, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA), chegou para reforçar o atendimento. Durante os procedimentos, foi retirado um pedaço de carne que obstruía as vias aéreas do paciente, e as manobras de reanimação continuaram.Após mais de 20 minutos de RCP, os profissionais conseguiram o retorno espontâneo da circulação sanguínea, um marco importante diante da gravidade do quadro.
Na sequência, o paciente foi encaminhado ao Hospital e Maternidade São José para receber os cuidados pós-parada cardiorrespiratória. O trabalho conjunto entre as equipes de suporte básico e avançado demonstra a importância da rapidez, da capacitação e da atuação coordenada no atendimento às emergências.
Homem engasga com pedaço de carne, sofre parada cardíaca e é reanimado pelo SAMU



