Familiares de presidiários da cadeia de Carandaí estão desde ontem passando por momentos de tensão, onde uma decisão judicial determinava o fechamento da cadeia de Carandaí e ordenava transferência dos detentos para a cidade de Juíz de Fora, desativando assim o presídio de Carandaí.
Segundo o delegado de Polícia civil Dr Itamar Claudio Netto, a decisão pegou de surpresa os agentes penitenciários que também deverão ter seus postos de trabalho transferidos.
Pela manhã, familiares de presidiários aguardavam com ansiedade o desfecho do caso, uma vez que as visitas semanais também estariam comprometidas, já que muitos deles alegaram não ter condições de ir a Juíz de Fora. Uma ambulância precisou ir a delegacia atender a mãe de um detento que passou mal ao saber da transferência.
O prefeito de Carandaí, Washinton Gravina ( Vasiquinho) e o vereador Aécio Flávio estiveram na delegacia onde conversaram com o diretor do presídio a fim de interceder pelas famílias, porém mesmo com o apoio dos agentes e policiais que se manifestaram contra a decisão, a mesma foi mantida pela direção geral do sistema prisional em Belo Horizonte.
Por volta de 13 horas,após uma longa reunião com diretores do presídio, o prefeito foi ao fórum acompanhado do vereador Aécio, o delegado de Polícia Civil e o diretor da Seap para em conversa com a meritíssima senhora juíza de direito tentar reverter a situação, porém o clima de indecisão ainda tomava os ânimos dos agentes penitenciários e familiares de detentos.
Entre Rios
A cerca de 40 dias a cadeia de Entre Rios também foi desativada e mais de 40 detentos foram transferidos para Congonhas.
Fonte: Carandaí online