Sustentabilidade e economia. Usando este dois conceitos o vereador Sandro José (PSDB) fez um sugestão inovadora e defendeu o uso da energia solar nos prédios da prefeitura. Ele observou que o uso desta energia limpa pode ser rentável e gerar economia ao município dentro um curto espaço de tempo.
O investimento seria na construção de uma usina para captação de energia solar que abasteceria o setor público municipal substituindo pela energia comum. No Brasil, a energia elétrica vem principalmente das usinas hidrelétricas.
Para ele a prefeitura instalaria uma usina de energia solar. “O que pode ser um investimento alto em breve seria rentável a prefeitura em 7 ou até 10 anos. Isso geraria economia quem sabe para investirmos em outros prioridades”, comentou. Para ele, o investimento poderia vir de um financiamento a custo bem baixo já que o governo incentiva a adoção da energia solar através de linhas de créditos.
Por outro lado, Sandro defendeu que todas as lâmpadas da iluminação pública urbana sejam trocadas por outras mais eficientes e com mais luminosidade diminuindo o custo da energia gerada para manter este serviço. “O que gente defende é a eficiência da energia e melhor gestão dos gastos públicos. Eu já levei esta sugestão ao consórcio de iluminação pública e espero que eles adotem esta medida e troquem as lâmpadas por outras mais eficientes”, finalizou.