Grupo esteve nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte; intercâmbio “Minas Potiguar” e pesquisas do “Programa Caminhos de Conselheiro Lafayette” marcaram a programação que incluiu 8 cidades nordestinas
Entre os dias 16 de maio e 6 de junho os integrantes do Grupo Lesma, Osmir Camilo e Wagner Vieira realizaram um intercâmbio cultural pelos estados nordestinos de Ceará e Rio Grande do Norte. Na agenda de trabalho, a realização de pesquisas no Ceará sobre a atuação do conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, quando foi presidente daquela Província em 1864. No Estado do Rio Grande do Norte o Grupo Lesma passou por 7 cidades realizando intercâmbio sociocultural com poetas cordelistas, agentes culturais, instituições e, sobretudo, interagindo com o gentil e generoso povo potiguar. O roteiro incluiu além da capital Natal, os municípios de Parnamirim (Vila Artística de Pium), Açu, Mossoró, Tibau, Carnaubais e Alto do Rodrigues.
A viagem é resultado de um planejamento junto ao músico, compositor e agente cultural potiguar Zelito Coringa, que recepcionou e elaborou a programação de intercâmbio. Neste contexto foi realizado troca de experiências culturais entre os poetas mineiros e potiguares por meio de apresentações, reuniões, participações em programas radiofônicos e televisivos dentro da proposta do “Maio Poético/Minas Potiguar”, uma extensão do Abril Poético no nordeste brasileiro. A proposta é que ano que vem, este roteiro faça parte da programação oficial do Grupo Lesma.
Poesia de cordel
Houve vários encontros com cordelistas tanto no Ceará quanto no Rio Grande do Norte. Na cidade de Mossoró (RN) o Grupo Lesma conheceu o cordelista Antônio Francisco, um dos mais respeitados poetas da literatura de cordel. Antônio Francisco é autor de diversos cordéis e tem forte presença no cenário cultural nordestino e brasileiro. Sua obra é tema de documentários, motivo de pesquisas acadêmicas pela inventividade e realismo sertanejo de sua poesia. Tudo isso em equilíbrio com o homem simples, amante da natureza e dos valores culturais do povo nordestino. Antônio Francisco vive com sua esposa Nira e rodeado pela família e seus inúmeros amigos e admiradores que transitam diariamente pela sua casa que está sempre de portas abertas.
Caminhos de Conselheiro Lafayette
A visita ao Estado do Ceará é uma sequência ao roteiro de atividades de pesquisas ligadas ao Programa Caminhos de Conselheiro Lafayette, realizado pela LESMA e a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL. A LESMA realizou nos dias 23, 24 e 25 de maio pesquisas em fontes bibliográficas, além de se reunir com pesquisadores e estabelecer troca de conhecimento sobre a figura do conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira que foi nomeado Presidente da Província do Ceará em 1964 permanecendo no cargo por 14 meses. “Conforme pudemos constatar em análises de documentos e entrevistas com diretores de autarquias públicas, históricas e culturais, o conselheiro Lafayette teve atuação intensa contribuindo para a organização institucional e desenvolvimento social da província aprovando e deliberando em áreas como segurança pública, educação, saúde e finanças do futuro Estado cearense”, comentam Osmir e Wagner.
As pesquisas foram realizadas no Arquivo Público Cearense, Instituto Histórico do Ceará, Biblioteca Pública Estadual Governador Menezes Pimentel e no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O Grupo Lesma ainda contou com a valorosa contribuição de pesquisadores como Licínio Nunes de Miranda, estudante de história na Universidade da Flórida e André Frota de Oliveira, que atua no Instituto do Ceará.
Todo esse trabalho tem como objetivo construir conhecimento sobre o conselheiro Lafayette e democratizar o acesso com a implantação de uma plataforma digital, conforme estabelecido em Acordo de Cooperação feito pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Será editado um livro sobre esta fase nacional das pesquisas e um cordel sobre a vida e o legado de Lafayette Rodrigues Pereira.
Setembro Verde
Parte do resultado deste trabalhos serão apresentados no Setembro Verde, evento eco-cultural que a LESMA realiza anualmente. No bojo das ações será lançado o cordel sobre Lafayette Rodrigues Pereira acompanhado de um espetáculo poético e musical. O cordel está sendo escrito a seis mãos: Osmir Camilo, Wagner Vieira e Zelito Coringa, com a supervisão do cordelista mossoroense Antônio Francisco. No Setembro Verde, nossa cidade receberá a visita do músico potiguar Zelito Coringa que irá acompanhar a programação.
“Nasci numa casa de frente pra linha,
Num bairro chamado Lagoa do Mato.
Cresci vendo a garça, a marreca e o pato,
Brincando por trás da nossa cozinha.
A tarde chamava o vento que vinha
Das bandas da praia pra nos abanar.
Titia gritava: “Está pronto o jantar!”
O Sol se deitava, a Lua saía,
O trem apitava, a máquina gemia,
Soltando faísca de fogo no ar.”
Trecho de cordel de Antônio Francisco