Em estado avançado de deterioração, a comunidade belovalense se mobilizou para salvar um de seus maiores patrimônios históricos. A Igreja de São Gonçalo, exemplar do século XVIII, construída em estilo barroco, já está sendo reformada. A obra começou esta semana e a empresa responsável pela reforma a Restaurare Construções Ltda com larga experiência na área.
Nesta fase, a parte estrutural será prioridade. O telhado será reformado, remoção de um metro do reboco a altura de metro na parte externa, drenagem pluvial para evitar infiltrações, instalação de sistema de proteção de descarga elétrica e combate a incêndio, além das partes elétricas e hidráulicas.
Porém a principal obra desta fase será reforço da fundação, com sondagens e prospecção, para controla e eliminar a trinca existe na parte frontal, como também evitar o surgimento de outras na igreja. A obra deve durar 6 meses.
O investimento na ordem de R$600 mil é oriundo da prefeitura municipal que licitou a obra. O valor corresponde a 30% do total do projeto de reforma, orçada em torno de R$1,8 milhões.
Mobilização
Foi no ano passado que despertou na comunidade a urgência da reforma da Igreja de São Gonçalo diante do péssimo estado de conservação, principalmente desde a fundação até o telhado, incluindo infiltrações, rachaduras, ação de cupins, etc.
Datada de 1764, no decorrer dos anos a Igreja de São Gonçalo sofreu várias intervenções e também descaracterizações. Segundo o pároco Wellington Eládio, projeto atual contempla apenas a recuperação do prédio, não incluindo a recuperação dos elementos artísticos o que dependerá de um outro projeto. “Quanto ao tempo de conclusão da obra total dependerá de captação de recursos financeiros. A comunidade católica está sensibilizada com a causa, pois todos veem a necessidade dessa reforma de maneira urgente. Várias iniciativas têm surgido na comunidade com objetivo de arrecadar fundos, porém, todo esforço ainda é pouco diante da grandiosidade da obra e de sua complexidade”, explicou o líder religioso.
A paróquia dispõe de carnês de vários valores (de acordo com a condição de cada doador), favorecendo a contribuição mensal dos colaboradores. Dispomos ainda de uma conta corrente para depósitos de valores maiores e variados, além de rifas, barraquinhas e outras promoções.
A igreja já se encontra fechada diante da interdição por medidas de seguranças e ficará até o final da reforma.
Os carnês para a colaboração na campanha encontram-se disponíveis na secretaria paroquial e ao final de cada missa nos finais de semana. Aqueles que moram distantes e desejam participar da campanha podem fazer o seu depósito em conta própria para esse fim. Além disso, as pessoas podem apoiar e participar dos diversos eventos que surgem e que visam a arrecadação de recursos. “Gostaria de pedir àqueles que ainda não estão participando dessa campanha para que possam participar fazendo suas doações, tendo em vista a nobreza e a importância da causa. Trata-se de um capítulo importante na história de Belo Vale que precisa ser reconhecido, preservado e protegido. Se assim for, em breve devolveremos a Igreja Matriz de São Gonçalo à população belovalense plenamente recuperada e restaurada. Creio que teremos ainda muito orgulho dessa igreja que é tão linda mas que por vez encontra-se tão ameaçada. Que Deus nos ajude nesse propósito”, conclui o padre.