Todo encontro é também despedida. Foram 14 dias, 87 espetáculos, 50 grupos e um público estimado de mais de 25 mil pessoas. Terminou ontem a noite, dia 22, em uma grande festa de congraçamento dos artistas, diretores e produtores o XVIII Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, o FACE. A entrega da premiação aconteceu na Praça Tiradentes. Antes do início do evento, foi apresentado o curta “Anderson,”, do cineasta lafaietense, Rodrigo Meireles que vem colecionando prêmios pelo Brasil afora e no exterior.
“Este evento entra em sua maioridade e ele acontece com sucesso graças aos artistas que gostam de vir e participar como também do público que abraçou o FACE. Os lafaietenses gostam de teatro”, disse o idealizar do festival, o secretário municipal de cultura, Geraldo Lafayette.
Ele agradeceu a equipe de apoio da Casa do Teatro, formada por mais de 30 voluntários que dão suporte ao evento, aos artistas e ao público. “Não somos perfeitos. Temos que errar para tentar fazer o melhor”, assinalou. Pelos cálculos, a cidade recebeu mais de 600 artistas de diversas partes do Brasil.
“Temos que valorizar este envolvimento, o valor do encontro. Estes momentos valem mais que a premiação. Foram várias noites dormidas em pequenos espaços e filas par tomar banho. Nada supera este momento”, comentou.
A presidente da Casa do Teatro, Graça Lemos, enalteceu a participação do público, o apoio dos patrocinadores e os voluntários. “A Arte que faço é com humildade e com os pés no chão”, disse o homenageado do XVII FACE, o teatrólogo, Carlão de Souza. O médico e presidente emérito da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, Carlos Reinaldo, recebeu uma homenagem da organização do FACE.
Após o público cantar o hino do festival, “Amigo do Sol, amigo da Lua”, de Benito Di Paula, iniciou a cerimônia de entrega da premiação das 9 categorias, entre figurino, trilha sonora, maquiagem, etc.
A premiação
A grande vencedora pelo júri foi a Casa de Teatro de Conselheiro Lafaiete das fases interna e regional. A Casa não participa da fase nacional. Neste ano a entidade veio ao FACE com 10 espetáculos mostrando a vigor da produção local e movimento teatro lafaietense que vem crescendo e consolidando como polo artístico.
Após a entrega dos vencedores da fase nacional que premiou os melhores espetáculos nas categorias, drama, alternativo, rua, comédia e infantil foi encerrado a premiação com uma grande festa. Na votação popular o vencedor foi a peça “O Surto à Comédia”, da Paraíba (PB).
O próximo festival acontece em Guaranésia, a divisa de Minas e São Paulo, entre 7 a 9 de setembro. Mais que o resultado positivo, o FACE se consolidou como o maior evento do teatro amador em Minas.
Os melhores espetáculos fase nacional
- Categoria: Drama:
Peça: Rejeitos
Grupo Teatro Nervoso -Ipatinga (MG)
- categoria: Alternativo
Peça: Invólucro-16Barra2 -Governador Valadares (MG)
- categoria Rua
Peça: “O Surto à Comédia”-Grupo Cara Dupla- João Pessoa (PB)
- categoria Comédia
Peça: “O Cabra que amava Roberto Carlos”-Grupo “Uma D”Arte”- São Paulo (SP)
- categoria Infantil
Peça: “A Cigarra e a Formiga Sim Senhor”- Cara Dupla- João Pessoa (PB)
- Melhor espetáculo- Votação popular
Peça “O Surto à Comédia”-Grupo Cara Dupla- João Pessoa (PB)
Os melhores espetáculos- fase interna e regional
- Infantil Interno- “Um Rato Diferente” -Casa do Teatro
- Infantil Regional- “Dona Baratinha” -Casa do Teatro
- Adulto local- “Cachecol Azul” -Casa do Teatro
- Adulto Regional-“O Menino da Rua Olegário”- Casa do Teatro