O mês de setembro é tomado por uma extensa programação artística e cultural em comemoração de fundação de Lafaiete, ocorrido ontem, dia 19.
Teatro, cinema, corrida rústica, momentos cívicos nas escolas, festival de banda, espetáculos, retreta, encontro de carros antigos, conserto e uma série de eventos marcam a data.
Duas obras que se arrastavam há mais de 7 anos serão inauguradas. No próximo dia 25 acontece a inauguração da reforma do Museu Ferroviário que se transformado no Centro Cultural Maria Rezende. A obra, fechada há mais de 9 anos, é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a MRS, Ministério Público e Prefeitura. Será mais um grande passo rumo à preservação do patrimônio histórico de Lafaiete.
O prédio cedido pela união ao município, a Estação Ferroviária, onde funcionava a biblioteca municipal, foi erguido em 1833, por ordem de Dom Pedro II. A edificação pertenceu à Ferrovia Pedro II, depois Central do Brasil e à extinta RFFSA, estando hoje sob concessão da MRS Logística.
Alfredo Elias Mafuz
Está marcada para o dia 29 de setembro a inauguração das obras de recuperação e reabertura oficial da avenida Alfredo Elias Mafuz, novela que arrasta há mais de 8 anos.
O prefeito Mário Marcus (DEM) visitou recentemente as obras e confirmou a liberação da via. Finalizada a rede de drenagem a rua começa a ser preparada para receber a pavimentação asfáltica e em seguida será executada a pintura viária e sinalização.