Mais um bem restaurado em Lafaiete. A prefeitura reabre hoje, em solenidade, ás 18:00 horas, Centro Cultural Maria Andrade de Resende que reúne o Museu Ferroviário e biblioteca.
Graças a um termo de Ajustamento de Conduta, a MRS Logística financiou a recuperação e reforma do prédio que foi cedido pela união ao município há mais de 25 anos.
O belo exemplar foi erguido em 1833, por ordem de Dom Pedro II. A edificação pertenceu à Ferrovia Pedro II, depois Central do Brasil e à extinta RFFSA, estando hoje sob concessão da MRS Logística.
Em 2000, foi inaugurado o centro cultural onde funcionava uma biblioteca, o memorial do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, e o Museu Ferroviário no qual há uma Maria Fumaça, a principal atração do Museu.
A estação de “Conselheiro Lafayette” foi construída em 1928 e fazia parte da primeira linha da Estrada de Ferro Dom Pedro II, que, a partir de 1889, passou a se chamar Estação Ferroviária Central do Brasil.
A reabertura salda uma dívida com a história e é mai um grande passo na preservação do patrimônio histórico de Lafaiete.