Com 17 votos, a Chapa 1, encabeçada por Daniele do Carmo, foi eleita a nova presidente da Famocol (Federação das Associações de Moradores) entidade que congrega o movimento comunitário de Lafaiete. A Chapa 2, liderada por Geraldo Sabino, obteve 5 votos. A eleição aconteceu ontem a noite no Solar Barão do Suassuí e posse estar marcada para meados de janeiro.
Antes da votação, uma confusão tomou a assembleia em torno de exigências estatutárias. Uma semana antes, as lideranças se reuniram para flexibilizar o estatuto já que somente poderia se candidatar o presidente de bairro que participasse mais de 50% das reuniões da entidade. Com as alterações consensuadas, quem tivesse 3 ou mais participações, poderia lançar o nome.
Após as discussões, 23 presidentes tiveram direito a voto, consagrando novamente uma mulher na direção para os próximos 3 anos. Insatisfeitos com a derrota, a Chapa 2, estuda acionar a Justiça para impugnar a eleição.
Proposta
Daniele do Carmo é presidente da Associação dos Moradores do bairro Santa Rosa. Seu vice, Robson Martins, é presidente da Associação da Fonte Grande. Daniele defendeu a reorganização e fortalecimento do movimento comunitário. “Queremos nossa entidade forte e bem representativa com reuniões mensais participativas dos presidentes das associações. Uma entidade forte e articulada para que os nossos bairros tenham vez nas políticas públicas. Vamos ter um mandato participativo para que nossas associações sejam atendidas em seus pleitos”, assinalou.
Entre suas propostas está a discussão das dívidas das associações e a realização de festas e campanhas para ajudar a Famocol e entidade filantrópicas.
Mulheres
Daniele do Carmo é a terceira mulher a assumir o comando da Famocol. Antes, Lizabete José da Silva (1983 a 1988 ), e após tivemos de 1992 a 1996 Ruth da Conceição Silva.