No dia 10 de fevereiro, o PT completou 39 anos de fundação e o PT-Lafaiete comemorou a data neste sábado, dia 23 de fevereiro no Clube do Atlanta num ato que contou com a presença de filiados, simpatizantes e do deputado federal Pe. João e do novo coordenador do projeto “ Desperta Cidadão”, do Movimento Fé e Política, Leleco Pimentel, candidato a deputado estadual em 2018 onde obteve mais de 28.000 votos ficando na 4ª suplência para ALMG. No ato muitas das falas relembrou os tempos difíceis que o Partido enfrentou na cidade lutando ao lado do povo, defendendo os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, atuando para combater as desigualdades e defendendo a democracia participativa e as experiências exitosas com eleição de 5 prefeitos na região do Alto Paraopeba e dos governos Lula e Dilma.
A principal liderança presente no ato deputado federal Pe João na sua fala fez questão de destacar a injustiça contra prisão do ex. presidente Lula e o caráter punitivo e perverso da Reforma da Previdência contras as mulheres trabalhadora do campo, as professoras e os mais pobres. Segundo Pe. João, as trabalhadoras rurais terão que trabalhar mais ( idade passa de 55 para 60 anos) e as contribuições de 15 para 20 anos e convocou os militantes do PT de Lafaiete e região a construir com os demais partidos, sindicatos, movimentos sociais que são contra a Reforma saírem para as ruas e junto com o povo barra a proposta do governo fascista do presidente Bolsonaro . O presidente do Diretório Municipal do PT, Álvaro Fernando reafirmou que, “ apesar do caráter festivo do ato, a comemoração dos 39 anos do PT simboliza que estamos vivo e que não deixaremos de continuar lutando pelo fortalecimento da democracia no Brasil, independente quem estiver governando o país” e concluiu: “ a carta de fundação do partido, aprovada no ano de 1980, já afirmava que “a mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá”.
A comemoração oficial do aniversário do Partido dos Trabalhadores, ocorreu no dia 10 de fevereiro na sua sede nacional na cidade de São Paulo.