Em sua última reunião plenária o Conselho Municipal de Saúde analisou os resultados do Relatório Anual de Gestão e a proposta de pactuação para os indicadores do ano de 2019. Essas análises são extremamente importantes, por apresentar um raio X do município na saúde e auxilia na elaboração da política a ser adotada no ano próximo. Quatro indicadores chamaram a atenção do Controle Social, mortalidade infantil, gravidez adolescente, cobertura odontológica.
Segundo a avaliação dos conselheiros, esses indicadores são importantes e os resultados tem se mantido em níveis considerados elevados para mortalidade infantil, gravidez adolescente. Já a cobertura odontológica tem se mantido estável com valores baixos.
Por decisão de sua plenária, a Secretaria Municipal de Saúde deverá reavaliar os indicadores e apresentar proposta de trabalho para a melhoria dos números observados.
Ainda foi debatido no Conselho as informações de elevação dos números de ocorrências de DST, com ênfase para sífilis, em adolescentes. Ficou definido que o Controle Social atuará na obtenção dos dados e em preparação de atuação, em parcerias com outros órgãos do município para diminuição desses números.