Na tarde de sábado, 08 de junho, por volta de 18:20 horas, equipes do corpo de bombeiros de Barbacena deslocaram à rua doutor pena no centro de Barbacena onde atendeu a um princípio de incêndio no interior de um apartamento.
No local, foi verificado que o incêndio já estava debelado e o morador do apartamento informou que encontrava-se fora de casa e quando retornou, o apartamento encontrava-se repleto de fumaça e fuligem, porém sem chamas. foi observado que havia parafina derretida sobre a geladeira e o morador, um jovem de 25 anos, estudante de direito, relatou que antes de sair de casa, havia acendido, para fins religiosos, uma vela sobre a geladeira próxima a uma sacola de pães.
O fazer a inspeção no apartamento, foi verificado pela equipe de bombeiros que a geladeira ficou danificada (derretimento parcial da pintura e borrachas).
Também foi verificado que havia muita fuligem nas paredes, teto, em todos os cômodos e sobre os móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, tais como uma televisão e um notebook, o que também pode ter comprometido o funcionamento dos tais aparelhos. o morador, foi orientado quanto às medidas preventivas e de segurança, bem como quanto à necessidade de aguardar, na parte externa, o ambiente ventilar para retornar ao apartamento.