O Prefeito Zelinho (PSDB) recebeu, em grande estilo, o prêmio Estadual de Saúde Bucal concedido a Congonhas, pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO/MG), na categoria de municípios de 50 a 100 mil habitantes, além da melhor pontuação na classificação geral. Os premiados receberão um consultório odontológico ou aparelho de raio-x com sensor digital.
O prêmio consagra os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal, no último ano. De janeiro a 11 de outubro deste ano, 52.602 consultas já foram realizadas. Em 2018, o número foi de 60.102. Naquele ano, 19.860 pessoas fizeram tratamento completo, sendo que 85% concluíram todo o atendimento na rede.
Entre os critérios de avaliação estavam a visibilidade das ações em saúde bucal; Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica; ações de educação permanente; experiências exitosas; e a existência do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Este prêmio é resultado do trabalho incansável da nossa equipe de odontontologia e dos nossos funcionários da secretaria de saúde. O resultado é um trabalho de equipe”, assinalou Zelinho.
Serviço
O Governo Municipal oferece atendimento completo em saúde bucal. Todas as unidades básicas de saúde contam com atendimento odontológico, onde são realizados procedimentos gerais e confecções de próteses dentárias.
Todas as equipes de saúde bucal possuem dois consultórios odontológicos, com equipe tipo II, formada por dentista, técnica e auxiliar de saúde bucal. Os casos mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Complexo de Saúde.
Leia também: