Seguindo diversas cidades da região, o Prefeito Hélio Márcio Campos (PSDB) flexibilizou a reabertura, através de um decreto, grande parte dos setores da economia local de forma gradual, respeitando normas sanitárias. O decreto é até agora é mais abrangente na flexibilização na região.
Em relação ao transporte público é obrigatório o uso de máscaras e suspensão de gratuidade para idosos entre 6:00 às 9:00 horas e de 16:00 horas em diante.
Laboratórios, ponto atendimento médico, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, locadoras de veículos, instituições bancárias, escritórios de advocacia, óticas, barbearias, salões de cabelo dentre outras atividades, porém com horário agendado sem atendimento do público.
O decreto permite que atividades internas, até então suspensas, que poderão funcionar com adoção de escala mínima de pessoas, mas preferencialmente por meio virtual.
Os estabelecimentos comerciais poderão receber clientes para quitação de dívidas com horários agendados. Os hotéis e pousadas devem respeitar o limite de um hóspede por unidade habitacional, mas com resalvas sanitárias. Até mesmo as feiras livres municipais podem funcionar em horários determinados para a venda de horti, mantendo diversas regras sanitárias e distanciamento.
Em caso de descumprimento do decreto, o empresário fica sanções, penalidades e multa.
Boletim
Das 3 principais cidades da região, Ouro Branco é onde a situação está com menor incidência do covids-19. São 33 casos suspeitos, nenhum óbito ou confirmação do vírus. Dos 215 notificados, 159 foram foram curados da síndrome gripal.
Leia o decreto na íntegra.