Os Correios começaram a cadastrar brasileiros interessados no auxílio emergencial de R$ 600 nesta segunda-feira, 8 de junho. O atendimento acontece em todas as agências espalhadas pelo Brasil e é voltado para quem não pode realizar o procedimento.
O atendimento nos Correios acontece entre 8h e 16h. Durante o atendimento, também será permitido fazer consulta de cadastros feitos anteriormente e que estão em análise. Essa parceria da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) com o Ministério da Cidadania foi divulgada em maio.
Novos cadastros podem ser feitos apenas por quem não conseguiu fazê-lo no site ou aplicativo. A Caixa Econômica Federal divulgou que cerca de 14 milhões de brasileiros de baixa renda de todo o país não possuem acesso à internet ou o local em que moram tem sinal de baixa qualidade. O atendimento nos Correios é voltado para essas pessoas. Quem fez o cadastro e está aguardando resposta não poderá fazer uma nova solicitação nas agências.
No cadastro nos Correios, não é obrigatório que o cidadão já tenha uma conta bancária. Também não será obrigatório abrir uma conta bancária para receber o auxílio de R$ 600. A orientação oficial é de que, após o cadastro ser aprovado, será gerado um número, como uma senha, o QR Code. O cidadão deve ir a uma agência da Caixa com esse número e documento de identidade.
Além da Caixa, é possível ir a um correspondente bancário ou casas lotéricas para fazer o saque do benefício. Se o cidadão já tiver uma conta bancária, o depósito do benefício pode ser feito por transferência direta. (Noticias e Concursos)