Com o novo Código Brasileiro de Trânsito em vigor em 2021 haverá uma distinção entre veículos de coleção originais e modificados e uma nova placa.
A placa Mercosul entrou em vigor no dia 31 de janeiro deste ano. Porém, com a resolução 780 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que definiu as regras para as novas placas, automaticamente extinguiu a famosa placa preta. Agora a placa para veículos de coleção tem fundo branco e letras prateadas.
A chapa especial é concedida a veículos com mais de 30 anos desde maio de 1998, graças a resolução 56 do Contran, que permite a concessão de placa exclusiva para veículos de coleção.
Esse novo visual da placa, quem vem junto com o certificado de originalidade, não agradou boa parte dos antigomobilistas.
A principal reclamação é de que não há uma distinção tão significativa do modelo tradicional, como ocorria com a placa preta.
Outra reclamação vem dos tempos da antiga placa. É sobre a concessão da placa especial a veículos antigos modificados – o que afetaria seu índice de originalidade. Não à toa, criaram o apelido “placa Treta” …
Mas nem tudo está perdido. Há duas propostas para tornar a placa dedicada a veículos clássicos mais chamativa e exclusiva. A primeira delas partiu da própria FBVA.
A entidade enviou ao Denatran a sugestão de incluir o logo da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos) logo abaixo da bandeira do Brasil, conforme desenho obtido com exclusividade por QUATRO RODAS…
Outra proposta mais recente promovida por um colecionador filiado à FBVA é que a placa do Mercosul tenha fundo preto para os modelos de coleção.
oi promovido um abaixo assinado – que já tem mais de 22.000 assinaturas – para que o Denatran considere essa petição pública no momento de atualizar a resolução que regulamenta a categoria.(QUATRO RODAS)