Donos de negócios que se encaixam na categoria de microempreendedores individuais (MEI) contam com uma novidade financeira oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trata-se do chamado Microcrédito Empreendedor, que libera limite de até R$ 21 mil para a categoria, com taxas de juros de 4% ao mês.
O objetivo da medida é fomentar ações de liberação de recursos para o crescimento da empresa. Compra de novos equipamentos e matéria-prima, além de investimento no capital são apenas algumas das finalidades do dinheiro. Segundo o BNDES, podem contratar o crédito pessoas físicas e jurídicas; neste último caso, a ação é válida para atividades empreendedoras de pequeno porte.
Isso porque o negócio deve ter receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil por ano. Durante a solicitação, uma análise de crédito será feita para a concessão ou não dos recursos. Para solicitar, os interessados devem enviar o pedido pelo Canal MPME (www.ws.bndes.gov.br/canal-mpme/), voltado para micro, pequenas e médias empresas.
Além da opção de microcrédito, o BNDES garante ainda aos empreendedores de pequeno porte a oferta de um cartão de crédito com parcelamento em até 48 vezes e taxa de juros a 0,86% ao mês.
Neste caso, para solicitar, o dono da empresa deve ter conta corrente em bancos parceiros, como Caixa Econômica Federal e Itaú. A solicitação é feita no site www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/
Fonte: Edital Cursos Brasil