30 de abril de 2024 16:44

Boa notícia: retomada do transporte público em Lafaiete está perto; 3 empresas se credenciam

Desde final março, Lafaiete vive o drama e caos no transporte público quando os funcionários da Viação Presidente suspenderam as atividades pela falta de pagamento de salários e direitos trabalhistas. Há cerca de 40 dias, o setor é atendido pelas vans escolares.

Mas hoje (13) a cidade tem uma alvissareira notícia da retomada em breve do transporte público. Iniciou agora há pouco, a abertura das propostas para as empresas que se credenciaram no edital para assumir o setor provisoriamente até a concessão final.

A “Trans Bela Flor” atua somente em São Paulo. “Auto-ônibus Vila Pirituba/Viação Turismo”, de São Paulo, que atua em Goiás e São Paulo, pertencente ao grupo “Itapemerim Linhas Aéreas”.

E a terceira: Viação Umuaramba, do Paraná, que atual em cidades mineira como Itajubá, Itabira e Sete Lagoas. A empresa pertence de transporte intermunicipal, a Pássaro Verde.

Ainda hoje será escolhida a empresa vencedora que tem 15 dias para assumir o transporte público de Lafaiete por um ano. Ela receberá um incentivo de R$233 mil de subsídio nos 2 primeiros meses.

Conforme edital, a empresa vai operar com o bilhete a R$3,60.

Pelas exigências do edital, a vencedora terá de começar os serviços com 23 ônibus e ir gradativamente aumentando a frota até chegar à quantidade considerada ideal pela prefeitura:

– 23 ônibus: 55% da frota total – Data inicial das atividades – máximo 15 dias após a assinatura do contrato ou conforme

– 34 ônibus: 70% da frota total – Até 60 dias após assinatura do contrato

– 42 ônibus: 100% da frota total – Até 90 dias após assinatura do contrato

O edital ainda especifica que a frota deve variar de acordo com as fases de restrição contra a covid-19:

– Onda roxa e vermelha: 55% frota total – 23 ônibus

– Onda amarela: 70% – frota total – 34 ônibus

– Onda verde: 100% frota – 42 ônibus

Leia mais

Lafaiete (MG) abre seleção para empresa de transporte e sindicato vai retirar ônibus da garagem

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade