Repercutiu em tom de lamentação entre os vereadores, a fiscalização ocorrida na manhã de ontem (25) na área central de Lafaiete, quando vendedores ambulantes tiveram seus produtos apreendidos.
A operação, desencadeada por setor da Secretaria Municipal de Planejamento, envolveu guardas municipais. Diante da revolta dos ambulantes, a PM foi acionada na Avenida Telésforo Cândido de Resende para conter a confusão.
“Precisamos de uma solução para estes trabalhadores. Ao invés da fiscalização repressiva, a prefeitura deveria cadastrá-los ou mesmo arrumar um local adequado para que eles possam exercer suas atividades. Foi uma ação triste e constrangedora em função dos tempos difíceis que estamos vivendo”, avaliou Pastor Angelino (PP).
“A forma como aconteceu deixou parte da população indignada. A prefeitura deve ajudar a regularizar a situação”, comentou Giuseppe Laporte MDB)
Reunião
Assim que houve aa apreensão dos produtos, os ambulantes vieram a porta da prefeitura e protestaram contra a fiscalização. Segundo informações, os vendedores conseguiram reaver seus pertencentes.
Ainda na parte da tarde, ocorreu na Câmara uma reunião com os ambulantes quando eles expuseram a situação pela qual estão passando.
Na quinta-feira (27), está agendado um encontro entre os representantes dos trabalhadores, Secretaria de Desenvolvimento Econômico na buscar de uma solução para o exercício das atividades dos profissionais autônomos.
“Fomos surpreendidos pela ação da prefeitura de forma ostensiva principalmente no âmbito da pandemia. É uma classe menos favorecida e que luta pelo seu sustento. Devemos buscar a regularização das atividades dos ambulantes. Defendo que suspendem novas fiscalização e tratar com mais empatia o problema social e econômico”, apontou a Vereadora Damires Rinarlly (PV).
“Vamos verificar os caminhos legais para que todos possam trabalhar e levar o sustento para a sua família”, finalizou Oswaldo Barbosa (PV).
Leia mais:
- https://correiodeminas.com.br/fiscalizacao-aos-ambulantes-vira-palco-de-guerra-no-centro-de-lafaiete/146494/
- https://correiodeminas.com.br/queremos-nossa-mercadoria-de-volta-gritam-revoltados-ambulantes-em-frente-a-pmcl/146501/