×

Região do Alto Paraopeba terá plano de desenvolvimento econômico regional

Na última segunda feira, 08/11/21, aconteceu no auditório da OAB em Conselheiro Lafaiete o I Seminário Municipal de Urbanismo promovido pela prefeitura municipal de Conselheiro Lafaiete.  No seminário foram debatidos vários temas de interesse da sociedade local, entre eles um painel sobre “Desenvolvimento Econômico Integrado”, que contou com a participação do prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio, que também está presidente da AMALPA e vice presidente do CODAP, do prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos do prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, do Secretario municipal de desenvolvimento econômico de Conselheiro Lafaiete, Rafael Lana, do presidente da Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete, Leandro Chagas e do Senhor Eduardo Leite representante da Fundação João Pinheiro.

Para mediar o painel foi convidado o Coordenador Microrregional do Sebrae Minas, Aristides Araújo. Neste painel os prefeitos das três maiores cidades da nossa região apresentaram algumas das iniciativas dos municípios pra a área econômica, entre eles os programas Avança Congonhas da cidade de Congonhas, que tem como uma de suas ações a proposta de oferta de credito aos empreendedores do município a “Juros Zero”. O município de Ouro Branco falou sobre o programa Avança Ouro Branco que criou incentivos para compra dentro do município e uma plataforma de compras para as empresas do município.

O município de Conselheiro Lafaiete apresentou as iniciativas oriundas do planejamento estratégico de desenvolvimento econômico do município que direciona esforços para as áreas de comercio e serviços do município, em especial serviços de educação e saúde, além de ações para a área de Turismo como as dos Caminhos de São Tiago, CRER e Estrada Real e para o APL do Cavalo.

Um dos destaques do painel foi o acordo firmado entre os três municípios e o Sebrae para levar a diante a proposta de realizar o planejamento estratégico de desenvolvimento econômico para a região do Alto Paraopeba.  A proposta será levada para discussão na próxima assembleia da AMALPA, prevista para o dia 26/11 e se aprovada, passará a contar com a participação de outros municípios da região.

O planejamento estratégico regional é um documento construído de forma participativa que servirá como um guia para direcionar às ações de desenvolvimento econômico para os próximos anos. Nele será possível definir as ações de curto, médio e longo prazo, bem como o plano de trabalho e as estratégias para alcançar os objetivos traçados.  

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp