De acordo com dados de registros do Ministério da Saúde apurados pela Folha de São Paulo, ao menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas no Brasil. A situação preocupa, uma vez que o vencimento compromete a proteção contra a Covid-19.
1.532 municípios brasileiros aplicaram os imunizantes com prazo de validade expirados. Maringá, no Paraná, foi a cidade que mais aplicou as doses: 3.536 pessoas foram vacinadas com o produto da AstraZeneca fora da validade.
Atrás de Maringá aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824.
Um segundo problema também foi diagnosticado: mais 114 mil doses da AstraZeneca que já foram distribuídas por todo o Brasil já expiraram. Ainda não há informações se as doses foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.
Os imunizantes vencidos fazem parte de oito lotes da vacina AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um destes lotes, inclusive, venceu pouco mais de três meses atrás, no dia 29 de março.
Numeração dos lotes e as datas de vencimento:
- 4120Z001 – 29 março
- 4120Z004 – 13 abril
- 4120Z005 – 14 abril
- CTMAV501 – 30 abril
- CTMAV505 – 31 maio
- CTMAV506 – 31 maio
- CTMAV520 – 31 maio
- 4120Z025 – 4 junho
Como descobrir se a vacina AstraZeneca que tomei está vencida
Se você foi imunizado com a vacina AstraZeneca e quer saber se ela estava expirada ou não, há duas opções para descobrir:
- O lote da sua dose pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Basta conferir se a numeração é a mesma de algum dos oito lotes com doses vencidas;
- Você pode acessar o site da Folha de São Paulo e verificar pelo estado, cidade ou unidade de saúde pela qual você foi imunizado
Tomei a dose vencida. O que fazer?
Caso tenha recebido a dose expirada equivocadamente, você deve procurar a unidade de saúde que fez a aplicação para orientações e acompanhamento.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 indica que quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias após a dose errada, já que, na prática, a pessoa nunca foi vacinada.
Vacina AstraZeneca possui 64% de eficácia contra variante indiana da Covid-19
O imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceira com a farmacêutica AstraZeneca registrou uma eficácia de 64% contra a variante Delta, encontrada na Índia. O imunizante também foi 92% eficaz em prevenir casos graves da doença e internações.
Eficácia AstraZeneca
O estudo realizado entre os dias 12 de abril e 4 de junho foi publicado na revista Public Health England (PHE) e ainda precisa passar por revisões. A pesquisa analisou 14.019 casos de pacientes com a Cepa delta NA Inglaterra. Destes, 166 tiveram complicações e precisaram ser internados.
FONTE OLHAR DIGITAL