“A situação está sob controle”, admite prefeito e descarta testes em massa; 1º paciente infectado volta a UTI

13

Em até 20 dias, mais 18 leitos estarão a disposição de Lafaiete e região no Hospital de Maternidade São José

“A situação está sob controle e temos hoje 23 casos confirmados assintomáticos e 20 recuperados. Não tivemos aumento substancial como em cidades vizinhas. Aliado a este quadro, agora temos o hospital de campanha em pleno funcionamento com 50 leitos e 10 CTI’s. Isso nos proporcionou retaguarda para reabertura gradual do comércio”.
Esta foi a observação do Prefeito Mário (DEM) durante coletiva à imprensa no Solar Barão do Suassuhy nesta manhã de terça (26), logo após o breve ato de abertura e funcionamento do Hospital de Campanha

A Secretária de Saúde, Rita de kássia, o Prefeito, Mário Marcus, o Vice Prefeito, Marco Antônio e o Presidente da Câmara, João Paulo / CORREIO DE MINAS

que funcionará no prédio do São Camilo, atendendo exclusivamente pacientes com covid-19.
Pelos cálculos iniciais já foram investidos, através de parcerias e recursos próprios, mais de R$550 mil na estrutura e funcionamento do hospital de campanha. O prefeito disse que foram adquiridos 13 respiradores com recursos de TAC com o Ministério do Público do Trabalho, que anteriormente seriam destinados a diversas. “Em breve vamos prestar contas a comunidade sobre todos os gastos e investimentos no enfrentamento a pandemia”, afirmou.
Ele espera que em até 20 dias, mais 18 leitos na Maternidade e Hospital São José estejam em pleno funcionamento chegando a 18 unidade de CTI’ em Lafaiete e atendimento a micro de saúde com 180 mil habitantes.
A Secretária Municipal de Saúde, Rita Kássia, adiantou que o Hospital de Campanha não será de portas abertas, isto é, atenderá a demanda da policlínica e de 11 municípios exclusivamente para o Covid-19 para pacientes com testes e exames comprobatórios de sintomas da doença ou casos confirmados que requeiram internamento.  A secretária reformou, que apesar da situação não ser confortável, ela é acompanhada e está controlada. Seis grupos de trabalho executam de domingo a domingo o monitoramento e acompanhamento dos casos. “Deposito total confiança na atuação da secretaria e no comando do prefeito”, destacou o Vice-Prefeito, Marco Antônio Reis Carvalho.

Em 20 dias, Lafaiete será contemplada com mais 18 leitos em um anexo no Hospital e Maternidade São José / DIVULGAÇÃO

Testes
Mário Marcus afirmou que a cidade dispõe de cerca de 1,8 mil testes rápidos para covid-19, muitos doados pela Vale, mas estão destinados nos profissionais que atuam na linha de frente da doença e outros grupos prioritários. Segundo ele, a secretaria não tem condições de aplicar testes em massa na população.

Ondas
Mário explicou que o isolamento social e fechamento do comércio, elogiando a postura da classe empresarial, foram fundamentais para abertura do comércio com adesão a “onda branca”. Ele salientou que, dependendo do contexto local e regional, o Município pode aderir, sem citar data, a “onda amarela”, ou retroceder em caso de aumento da doença.


Aulas e kits
O prefeito admitiu que o calendário escolar está comprometido e antecipou que não há data para o retorno das aulas na rede municipal. Sobre kit de alimentação, ele afirmou que a secretaria municipal de educação está trabalhando na perspectiva de distribuição aos 12 mil alunos, mas não prometeu data nem como será a logística de entrega.
Paciente
Durante coletiva, a secretária de saúde afirmou que o paciente, de 87 anos, o primeiro caso registrado em Lafaiete, foi encaminhado a uma UTI de Ouro Preto, após recomendação médica. Desde a comprovação da doença, o paciente esteve internado na UTI do Hospital e Maternidade São José e chegou a ir para um leito clinico isolado. Segundo ela, o idoso foi curado, mas complicações no quadro geral de sua saúde levaram a decisão médica do encaminhamento.

Leia mais

Hospital de Campanha de Lafaiete começa a funcionar amanhã com 50 leitos e 10 CTI’s para pacientes de covid-19; João Miguel terá ala com seu nome

Hospital de Campanha deve iniciar atividades na semana que vem; Lafaiete terá 28 leitos de CTI”s para o covid-19