Abril poético

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

abril poético 2016 logo

 

Abril Poético 2016 – Divulgando Minas através da poesia

 

Em seu 11º ano, o Abril Poético inicia-se neste dia 8 (sexta-feira) em Conselheiro Lafaiete. Realizado pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA, o Abril Poético conta com apoio de empresas e entidades públicas e privadas que são parceiras do projeto. Este ano o projeto acontece de 8 a 30 de abril nas cidades de Conselheiro Lafaiete (cidade-sede), Congonhas, Ouro Preto, Rio Espera, Santos Dumont, Sabará, Três Corações e Belo Horizonte alcançando as regiões Central, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais.

Como nos anos anteriores a programação está bastante diversificada mas sempre tendo a poesia como direção dos eventos. Lançamentos de livros, recitais, seminários, espetáculos (música, teatro, dança), exposições, vídeo, cultura popular e religiosidade enriquecem as atividades envolvendo inúmeros atores culturais e sociais durante o mês.

Este ano o tema do Abril Poético é “Apressa-te devagar”, tradução da expressão latina “Festina lente”, atribuída ao imperador romano Otávio Augusto (27 a.C. a 14 d.C.). “A sugestão nos foi dada pelo amigo e escritor Angelo Oswaldo de Araújo Santos, que é o atual Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais”, comentam os organizadores do Abril Poético Osmir Camilo e Wagner Vieira. A expressão leva ainda a refletir sobre os dias atuais marcados pela fugacidade fruto da velocidade imposta pela sociedade de consumo em que vivemos. Será a poesia um antídoto?

A programação tem início neste fim de semana com atividades na sexta-feira e no sábado. Ainda em Conselheiro Lafaiete haverá programação do Abril Poético durante vários dias, sobretudo ações ligadas à educação e na área social como o projeto “Lesma Poesia Social”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Durante o mês o circuito regional itinerante será recebido pelas cidades de Congonhas (dia 14), Ouro Preto (dia 15), Rio Espera (dia 20), Santos Dumont (dias 23, 24 e 25), Três Corações (dias 26, 27 e 28), Belo Horizonte (dia 29) finalizando em Sabará no dia 30 de abril.

 

Programação deste fim de semana em Conselheiro Lafaiete

 

Dia 8 de abril (sexta-feira)

 

Abertura do Abril Poético

Local: Sede do Projeto Caminhos de Conselheiro Lafayette (rua Comendador Lalão, 59 – Centro)

18h ­ Inauguração da Biblioteca da Lesma “Arquivo Nilo Eustáquio Soares”. Parceria: Lesma e Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL

 

Missa Cultural

Local: Matriz de Nossa Senhora da Conceição

19h ­ Missa Cultural com as participações da Folia Comunitária Luz de Minas, Coral Poesia Social

 

Lançamento de livro

Local: Centro Cultural Barão de Suaçuí (rua Barão de Suaçuí, 108 – Centro)

20h ­ Lançamento do livro “Geraldo Lucindo ­ Fé, sonho e trabalho” (Lesma Editores). Autores: Maria da Paz Pinto, Osmir Camilo e Wagner Vieira

 

 

Dia 9 de Abril (sábado)

Município: CONSELHEIRO LAFAIETE

 

Poesia e Patrimônio

Local: Centro Cultural Barão de Suaçuí (rua Barão de Suaçuí, 108 – Centro)

De 9h às 17h – Seminário “Como escrever a história de sua cidade”

Proponente: Instituto Cultural Amílcar Martins – ICAM.

Obs: os participantes do seminário receberão certificado.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *