Apresentações em comemoração à semana da Consciência Negra acontecem nesta terça-feira

11

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, realizam o 4º Tributo a Dom Silvério. O evento, que acontece na terça-feira, 15, a partir das 14h, no Cine Teatro Leon, é parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de outubro.

O Tributo começa com a apresentação do grupo Nação Hip Hop às 14h. As 18h30 acontece uma Missa, que será celebrada pelo Padre Paulinho, com a participação das Mucamas de Nossa Senhora do Rosário e da Guarda de Marujo de Santa Efigênia. Encerrando a programação, o cantor Maurício Tizumba apresenta o show “Tambor Mineiro”.

Para lembrar a história do ilustre congonhense Dom Silvério Gomes Pimenta, que foi o primeiro bispo negro da Igreja Católica e a primeira autoridade eclesiástica do Brasil na Academia Brasileira de Letras, 15 alunos do Projeto Arte na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, vão expor 23 quadros com desenhos sobre o religioso e intelectual. Parte desses trabalhos estarão expostos no dia 15. A exposição completa poderá ser visitada, entre os dias 16 e 25 deste mês, no Museu da Imagem e Memória, localizado na Ladeira Histórica.conciencia-negra

Nas escolas

Durante o ano, os professores das escolas da rede municipal de ensino estudaram com os alunos dos 4º e 7º anos a história deste religioso e intelectual, conhecido como “Profeta Negro”. Os alunos dos 7º anos também foram acompanhados pelos profissionais do Grupo de Referência de Igualdade Étnica Racial (Grier).

Fonte: Indicador Congonhas