Assembléia vai discutir situação do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco

16
Reunião da Comissão da ALMG/Divulgação
Reunião da Comissão da ALMG/Divulgação

O deputado e presidente da Comissão de Meio e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, Glaycon Franco, apresentou no dia 20/09, durante a reunião da comissão, o requerimento de sua autoria no qual solicita a realização de uma Audiência Pública  para debater diversos aspectos que visam a proteção do Parque Estadual Serra de Ouro Branco.

O Parque Estadual Serra de Ouro Branco foi criado por meio do Decreto nº 45.180 de 21/09/2009, a sua área é de 7.520,788 ha e perímetro de 67.517,77m, dendo sido declarado naquela data, como utilidade pública para fins de desapropriação.

De acordo com as justificativas do deputado Glaycon Franco, até a presente data, não foi implantada na unidade ambiental, nenhuma infraestrutura de conservação ou de visitação, fazendo que a área esteja a mercê de invasões e sujeita a danos indesejáveis.

Há pouco tempo, quase todo parque foi incendiado, o que resultou em uma grande tragédia ambiental na região, já que a serra é rica em fauna e flora, além do acervo histórico e ruínas de antiga atividade minerária. “Por toda a sua importância para a região do território das Vertentes e pela preservação da fauna e flora é que solicitei essa audiência. Para fortalecer ainda mais a reunião,  convidarei algumas autoridades para participarem.”

O requerimento foi aprovado na comissão e a reunião está marcada para o dia 6 de outubro, em Ouro Branco.