Associação Comercial de Lafaiete presta homenagens a personalidades nos campos social e empreendedorismo

15
A outra homenageada é Filomena Maria de Avelar Fonseca Cardoso, a “Filó Cardoso” /Divulgação

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Conselheiro Lafaiete (ACIAS) entregou na noite de ontem dia 14, em sua sede social, a homenagem de mérito empresarial e a Comeda Guilherme Albino. A solenidade de gala, ocorrida na sede social da entidade, foi concorrida com uma ampla participação da sociedade evidenciando a dimensão dos prêmios.

 A honraria foi instituída em 1989 com a finalidade de reconhecer e valorizar os lafaietenses que se destacam em diversas áreas pelo em prol do bem comum e do desenvolvimento da cidade.

O reconhecimento público este ano foi dedicado a duas pessoas que brilham no campo do empreendedorismo, como o devotamento a causa filantrópica. Os homenageados, escolhidos pelos membros da ACIAS, são referências às futuras gerações pelo engajamento na luta pelo engrandecimento da cidade e região no campo socioeconômico e cultural. Além disso, eles são pessoas altruístas e perseverantes em seus trabalhos pela comunidade.

Neste ano o agraciado foi o empresário Aloísio Rodrigues Pereira que recebeu o prêmio Empresário do Ano concedido pela FEDERAMINAS. Já Filó foi homenageada com a Comenda Guilherme Albino. Após as entregas, eles discursaram e, emocionados, agradeceram o reconhecimento público.

Os currículos

Aloisio Rodrigues Pereira recebeu o prêmio de empresário do ano/Divulgação

Aloisio Rodrigues Pereira, nasceu em Lafaiete em 1952, formou-se pela Universidade Federal de Viçosa e é especializado em economia e doutorado em Solos. Em 1984 criou a empresa DEFLOR Bioengenharia que atua em todo o Brasil e América Latina na fabricação de produtos para proteção ambiental e executa trabalhos nas áreas de terraplanagem, drenagem, contenções e geotecnia.

Aloisio inventou as biomantas antierosivas. Detém hoje 10 patentes de produtos para proteção ambiental e cerca de 40 marcas registradas. Mas, recentemente, em razão pela paixão por cerveja, criou a Cerveja Loba, presente em mercados de Lafaiete, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa e várias outras cidades mineiras. Dado ao sucesso obtido, construiu sua fábrica em Santana dos Montes que estará passando por um processo de ampliação em 2018 com automatização da linha envaze.

A outra homenageada é Filomena Maria de Avelar Fonseca Cardoso, a “Filó Cardoso” que foi professora formada no Colégio Nazaré, onde estudou desde 8 anos no famoso internato. Foi comerciante na área educacional e empresária o ramo de presentes, móveis e decoração.

Mas seu maior destaque vem do trabalho filantrópico devotado ao Hospital São Camilo. Começou como membro do Conselho juntamente com o Doutor Jose Moreira, falecido, em 1993, quando assumiu a presidência da Associação Beneficente São Camilo, cargo onde está até hoje. Por isto, por esta abnegação, a ACIAS escolheu nossa Filó foi a homenageada com a comenda “Guilherme Albino”.