“Associação Noiva do Cordeiro” faz sua 4ª edição da Feira de Artesanato na Assembleia de Minas

31
As simpáticas atendentes: Juliane, Rane, Karol e Vilma exibem os CDs dos músicos “Keila Gaga” e Márcia & Maciel”/Foto: Tarcísio Martins

Sorrisos, qualidade, cores e uma variedade de produtos não faltaram na 4ª. edição da Feira de Artesanato, realizada no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALEMG), em Belo Horizonte. A Associação Comunitária Noiva do Cordeiro, fundada em 1999, em Belo Vale, MG, exibiu durante 9 a 13 de julho, uma diversidade de produtos com base na agricultura e artesanato: tapetes, roupas, colchas de fuxico, pimentas, molhos, conservas, doces e trufas encheram as mesas do espaço cultural. A expressão de satisfação pelo sucesso do evento e a simpatia dos atendentes podiam ser conferidas nos olhares e rostos de Juliane, Rane, Karol, Vilma, Iran Leite e Arodi Fernandes.

O diretor da Associação Comunitária Noiva do Cordeiro, Iran Leite Ferreira não precisou o montante de vendas durante os cinco dias de comercialização no evento, porém, confirma bons resultados através dos muitos visitantes e a difusão para o trabalho do grupo. “Sugiro que o evento seja realizado anualmente, e não de dois em dois anos. Assim, teremos mais oportunidades para divulgar nossos trabalhos e dar visibilidade aos produtos de fonte limpa, cultivados sem agrotóxicos”, afirmou o diretor.

Junto ao estande dos coloridos tapetes, Iran Leite expressa satisfação com o evento/ Foto: Tarcísio Martins

Situada no entorno de uma área de cultivo de aproximadamente 78 hectares, a comunidade “Noiva do Cordeiro”, distante 16 quilômetros da cidade de Belo Vale, ganhou notoriedade na mídia nacional e reconhecimento internacional, por sua forma única de viver comunitariamente, pelo trabalho, dedicação e, sobretudo, pela beleza de mais de 150 mulheres que predominam nas lavouras. Elas pegam na enxada sob sol ou chuva, para o cultivo de pimentas, feijão, milho, mandioca, hortaliças. O grupo comercializa uma marca própria de pimentas, conservas e molhos.

A associação celebrou parcerias com universidades e empresas privadas, para estudos e viabilidade no aperfeiçoamento e qualidade de seus produtos. Na área da cultura foram feitas parcerias com o Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, cursos para 40 jovens. Na área musical destacam-se Keila Fernandes Pereira, que encarna cover da cantora norte-americana Lady Gaga, e se exibe com um grupo de bailarinos, em palcos e shows por diversos festivais e cidades do país. Outro sucesso na música é a dupla “Márcia & Maciel”, que já gravou um CD e anima festas concorridas em várias cidades de Minas.

Vencidas as dificuldades enfrentadas nos anos passados, a comunidade avançou com seus trabalhos e buscou alternativas para garantir o futuro de crianças e jovens. Na área da educação implantou a “Escola Infantil Maria Senhorinha de Lima”, oferecendo ensino fundamental que beneficia a todos, tendo o suporte de professores próprios. Uma forma de vida que desperta interesses diversos, que merece elogios, que encanta e que revela que é possível construir com solidariedade e união.

Texto: Tarcísio Martins