Berço de Minas, Piranga celebra 260 anos de Folia de Reis

25
Berço de Minas, Piranga celebra 260 anos de Folia de Reis/Reprodução

É de emocionar a qualquer pessoa que visita Piranga no dia da Festa de Reis ao presenciar o belo cortejo de pessoas de todas as classes, participando de umas das manifestações e tradições culturais religiosa mais antiga das Minas Gerais.

A Festa da Folia de Reis de Piranga possui cerca de 260 anos, configurando, ao lado do Jubileu do Bom Jesus do Bacalhau e da Puxada do Mastro,  uma das manifestações culturais populares mais antigas das Minas Gerais. Como podem perceber nas fotos, o guarda-chuva é destaque na procissão,  protegendo  os milhares de participantes,( fiéis, congadeiros, marujos,  reis e rainhas) sobre um  sol escaldante que é peculiar nesta data do ano que conta com a presença também bandas de congado e  de Folia de Reis de cidades da região, destacando, Itaverava, Congonhas,Senhora de Oliveira,Catas Altas da Noruega

 A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Também considerada de caráter folclórico (espécie de folguedo), ela é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.