Biomédicos e farmacêuticos atuam no combate do COVID-19

10

Os profissionais da Saúde surgem como “heróis” que oferecem sua contribuição diária para que vidas sejam salvas

O farmacêutico está apto a orientar à população sobre os cuidados que devem ser tomados durante a pandemia, além de alertar sobre os riscos da automedicação / DIVULGAÇÃO

A população mundial foi impactada pela mais recente enfermidade que acomete o mundo, a COVID-19. Muito se discute e pouco se sabe sobre a doença. Os profissionais de todas as áreas (Exatas, Humanas e Biológicas) atuam para contribuir de alguma maneira para a sociedade. Diante desse cenário, marcado por restrições, isolamento e quarentena, os profissionais da Saúde surgem como “heróis” que oferecem sua contribuição diária para que vidas sejam salvas.

Dentre estes profissionais, os biomédicos trabalham na linha de frente dessa batalha nos hospitais, laboratórios e clínicas, principalmente no diagnóstico laboratorial. Os biomédicos também vem trazendo grandes contribuições de pesquisa científica. No Brasil, logo após a confirmação do primeiro caso, importantes estudos relacionados à sequência do vírus foram liderados por biomédicos.

Já o farmacêutico é um profissional apto a orientar à população sobre os cuidados que devem ser

A contribuição dos profissionais da Saúde, cada um com suas competências, é essencial no combate ao novo coronavírus / DIVULGAÇÃO

tomados durante a pandemia, além de alertar sobre os riscos da automedicação. Por isso, ele precisa ter conhecimento do paciente como um todo e estar voltado às práticas de atenção e cuidado. O farmacêutico tem assumido sua importância dentro do sistema de saúde já que é o profissional mais próximo da população, garantido melhor qualidade de atendimento para a sociedade. O curso de Farmácia é destaque no segmento de inovação tecnológica para a descoberta de novos medicamentos para a cura ao COVID-19 ou de uma vacina para prevenção da doença. Além disso, mesmo em cenário de pandemia, a população tem aumentado sua longevidade, o que leva ao maior consumo de medicamentos, vitaminas, demandando orientações mais complexas dos profissionais farmacêuticos.

Todos esses cursos são oferecidos pela FASAR com metodologias de ensino modernas e infraestrutura diferenciada. A FASAR possui em seu campus mais de 30 laboratórios próprios, onde os alunos podem simular e praticar os conteúdos estudados em sala de aula. Além disso, a FASAR possui parcerias de estágio com as principais instituições da região e reconhecimento pelo mercado de trabalho. Para saber mais sobre outras áreas de atuação dos cursos oferecidos pela Faculdade Santa Rita – FASAR acesse o site www.fasar.com.br.