Desde final março, Lafaiete vive o drama e caos no transporte público quando os funcionários da Viação Presidente suspenderam as atividades pela falta de pagamento de salários e direitos trabalhistas. Há cerca de 40 dias, o setor é atendido pelas vans escolares.
Mas hoje (13) a cidade tem uma alvissareira notícia da retomada em breve do transporte público. Iniciou agora há pouco, a abertura das propostas para as empresas que se credenciaram no edital para assumir o setor provisoriamente até a concessão final.
A “Trans Bela Flor” atua somente em São Paulo. “Auto-ônibus Vila Pirituba/Viação Turismo”, de São Paulo, que atua em Goiás e São Paulo, pertencente ao grupo “Itapemerim Linhas Aéreas”.
E a terceira: Viação Umuaramba, do Paraná, que atual em cidades mineira como Itajubá, Itabira e Sete Lagoas. A empresa pertence de transporte intermunicipal, a Pássaro Verde.
Ainda hoje será escolhida a empresa vencedora que tem 15 dias para assumir o transporte público de Lafaiete por um ano. Ela receberá um incentivo de R$233 mil de subsídio nos 2 primeiros meses.
Conforme edital, a empresa vai operar com o bilhete a R$3,60.
Pelas exigências do edital, a vencedora terá de começar os serviços com 23 ônibus e ir gradativamente aumentando a frota até chegar à quantidade considerada ideal pela prefeitura:
– 23 ônibus: 55% da frota total – Data inicial das atividades – máximo 15 dias após a assinatura do contrato ou conforme
– 34 ônibus: 70% da frota total – Até 60 dias após assinatura do contrato
– 42 ônibus: 100% da frota total – Até 90 dias após assinatura do contrato
O edital ainda especifica que a frota deve variar de acordo com as fases de restrição contra a covid-19:
– Onda roxa e vermelha: 55% frota total – 23 ônibus
– Onda amarela: 70% – frota total – 34 ônibus
– Onda verde: 100% frota – 42 ônibus
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