CODAP debateu avanços do SIM, novas tecnologias e integração cultural

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Público presente/Divulgação

A 80ª Assembleia Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), realizada em Jeceaba, nessa segunda-feira, 9, abordou, entre outros assuntos, o andamento do Programa de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a implantação do Castramóvel Regional, que está sendo adquirido por meio de licitação. Além do prefeito Zelinho (presidente do consórcio), estiveram presentes o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, o prefeito de Belo Vale, Lapinha, a equipe do CODAP e representantes das cidades consorciadas.

Durante o encontro, o diretor de Operações do CODAP, Dimas Mariosa, e a bacharel em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Nayara Sacramento, apresentaram os avanços realizados no Programa de Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Foram feitas capacitações com representantes de 20 municípios sobre o SIM Consorciados, apesar de nem todos serem consorciados ao CODAP. A intenção é que uma equipe técnica faça a inspeção de produtos de origem animal e oriente pequenas empresas e empreendedores.

Outro assunto tratado foi a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública, que promove e incentiva as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. Segundo Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional – Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero, o projeto segue uma metodologia orientada e consolidada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O representante da CEMIG, José do Carmo, citou novas soluções tecnológicas para a iluminação pública, como o programa Cidades Inteligentes, e apresentou o Eyenetra, um kit clínico portátil capaz de realizar exames oftalmológicos sem a necessidade de um médico especialista. Já a professora do IFMG, Heleniara Moura, falou sobre o I Festival de Arte e Cultura, que deve ser realizado em novembro deste ano, em Lobo Leite, com o objetivo de fomentar e integrar a cultura regional.

O presidente do CODAP e prefeito de Congonhas, Zelinho, iniciou a reunião destacando o novo asfalto que liga Congonhas a Jeceaba, por meio de Santa Quitéria. O trajeto aproxima ainda mais as duas cidades e diminui o tempo da rota em 20 km. Ele destacou, ainda, que era a primeira reunião realizada em Jeceaba durante seu mandato. “É um prazer estar aqui. O CODAP tem várias ações importantes para as cidades, como o SIM Regional. Algumas licitações também estão sendo feitas, como a do Castramóvel, que vai atender os municípios. Precisamos da união de mais prefeitos”, disse.

O prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, reforçou a importância do retorno desse município ao CODAP. “As coisas estão acontecendo. O município tem que se preocupar com isso. A nossa volta está concretizada”, completou, se referindo aos projetos promovidos pelo consórcio.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *