Com duas mortes e 16 casos confirmados de covid-19, prefeitura declara guerra a contaminação, fecha ruas e comércios em Barbacena

33
Ruas fechadas em Barbacena/REPRODUÇÃO

O Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (06) indicou 15 novos casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus e mais 4 casos confirmados, totalizando agora 16, em Barbacena. Os casos descartados subiram de 132 para 147, acrescentando 15 pacientes que não estão com a covid-19. Por outro lado, o número de casos suspeitos manteve-se em 494. São dois óbitos confirmados e um terceiro óbito está em investigação, continuando a aguardar o resultado do exame.

Um paciente confirmado com Covid-19 continua internado e 12 casos suspeitos ocupam os leitos de UTI destinados ao atendimento do novo coronavírus. Na terça-feira (5) eram cinco pacientes considerados curados e este número passou para oito, nesta quarta-feira (06), de acordo com o boletim divulgado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Guerra em favor do isolamento

Fiscalização fechou diversos comércios/DIVULGAÇÃO

Com a situação mais delicada dentre as 51 cidades da Macro Centro Sul, a prefeitura de Barbacena “declarou guerra” de combate ao vírus e medidas intensas em favor do isolamento social.

Para evitar o fluxo de pessoas e aglomeração, várias ruas da região central foram interditadas hoje a partir das 16h30 desta quarta-feira (06) e permanecerão fechadas, a princípio, até o próximo domingo (10). Os moradores terão livre acesso, porém os motoristas que furarem o bloqueio com seus veículos sofrerão sanções cabíveis

Operação

Nesta quarta-feira, dia 6, no Centro e Pontilhão, ação de enfrentamento ao novo coronavírus e fiscalização sobre o cumprimento Decreto Municipal Nº 8.649, que torna obrigatório o uso de máscaras ou outros equipamentos de proteção ao vírus no Município.
A ação foi realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana. Todos os funcionários estão recebendo duas máscaras artesanais para utilização obrigatória.
Também foi realizada a interdição e o lacre da porta de diversos estabelecimentos não essenciais que insistiam em permanecer abertos, contrariando a decisão de fechamento do comércio.

Após denúncia de comerciante que a Prefeitura estava sendo omissa na fiscalização do Decreto Municipal Nº 8.649, espalhando nas redes sociais que todos estavam descumprindo as definições do Município, a Prefeitura de Barbacena, com o objetivo de diminuir aglomeração e movimentação, determinou o fechamento da área central, podendo se estender a outros bairros, até domingo, dia 10 de maio, ou até segunda ordem da administração municipal. Os moradores terão livre acesso, porém os motoristas que furarem o bloqueio com seus veículos sofrerão sanções cabíveis.

Importante salientar que o Município está seguindo as determinações da macrorregião de Barbacena, que é compreendida por 51 municípios, e com a fiscalização do Ministério Público de Minas Gerais.

A administração municipal pede a compreensão de todos neste momento de enfrentamento ao coronavírus. Só saia de casa se for necessário e, neste caso, é obrigatório o uso de máscara. (Barbacena on Line/Vertentes on Line)