Congonhas terá o melhor hospital SUS da região com 120 leitos, 10 CTI’s e blocos cirúrgicos

23

Ainda este ano, a população de Congonhas e da micro-região (Entre Rios, São Brás, Desterro de Entre Rios, Jeceaba e Ouro Branco) contarão com o melhor  hospital da região, totalizando cerca de 120 mil moradores.

Perspectiva do novo prédio que será inaugurado ainda esse ano / DIVULGAÇÃO

As obras do novo complexo do Hospital Bom Jesus, onde serão instalados os 10 leitos de CTI, blocos cirúrgicos e o Centro de Imagem, entre outros serviços de saúde, estão na reta final. Os leitos de CTI serão entregues até o início de julho faltando apenas a instalação do ar condicionado.

A equipe de profissionais foram contratadas com 16 médicos. O complexo contará 2 mil m². “Será um complexo totalmente voltado para os pacientes do SUS”,salientou o Prefeito Zelinho (PSDB).

Covidário

No mesmo prédio, já funciona o Covidário, que é a ala preparada para pacientes suspeitos ou com atestado positivo para a Covid-19. O Hospital Bom Jesus

conta com uma área privativa exclusiva para pacientes que apresentam diagnóstico para o Covid-19. Ao todo, são 6 leitos para suporte avançado.

O hospital conta com salas exclusivas para o tratamento de COVID-19 / DIVULGAÇÃO

Também estão reservados cinco equipamentos de ventilação mecânica (respiradores) exclusivos para o atendimento a pacientes do Covid-19, além de ventiladores mecânicos não invasivos.

Uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem está preparada para atendimento imediato. Os pacientes também contam com assistência de nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. Todos os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual (EPI), seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre outras medidas de prevenção, estão a realização de treinamentos, implantação de protocolos assistenciais e redução de acesso de visitantes às dependências do hospital.

A Associação Hospitalar informa que, até esta terça-feira, 9, não havia nenhum paciente internado com suspeita do Covid-19 e que nenhum caso foi confirmado.

Atenção primária e UPA 24h

Nas unidades básicas de saúde (UBSs) foram montados leitos de internação temporários para pessoas que precisam de cuidados leves. Somados aos da UPA 24h, existem 80 leitos disponíveis para pacientes em estado de menor gravidade da doença.

 “É um grande legado que vamos deixar para a população de Congonhas como o melhor hospital da macro centro-sul que reúne 51 municípios. Agora a nossa cidade vai contar com CTI, um grande gargalo da nossa saúde”, comemorou o Prefeito Zelinho (PSDB).

Leia também: