Construída em razão de promessa alcançada, Igreja de Santa Efigênia é reaberta a comunidade em Lafaiete

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Construída em razão de promessa alcançada, Igreja de Santa Efigênia é reaberta a comunidade em Lafaiete/CORREIO DE MINAS

O Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio estará em Lafaiete neste sábado, dia 28 para celebrar a reabertura da Igreja de Santa Efigênia. Na ocasião, o religioso celebrará uma Missa com o sacramento da Crisma para adultos. A solenidade acontece ás 15:00 horas. O templo ficou por 15 meses fechado por motivos de reforma da parte estrutural, telhado e troca de forro, como também pintura em geral.

A igreja de Santa Efigênia foi construída na década de 1920, por Francisco Gonçalves, homem negro, de origens simples, era pedreiro e conhecido por atuação nas tradicionais Marujadas, em cumprimento a uma promessa. Tendo alcançado a graça por intermédio da santa, Chico Grande, como era chamado, começou a esmolar em prol da construção da capela que prometera. A capela foi edificada em terreno doado pela senhora Anna Maurícia Halfeld, em 1925, no lugar denominado Alto da Eva ou dos Barrancos, hoje bairro Santo Efigênia.

Concluída a obra, a igreja foi inaugurada a 22 de agosto de 1926. Na ocasião, o Padre Américo Tait-Son, benzeu a imagem, doada por Carmelino Reis e pelo Dr. José Guilherme, que saiu em procissão da Farmácia Central em direção à sua capela.

No final da década de 1940, o então vigário de Nossa Senhora da Conceição, o Cônego José Sebastião Moreira, reconstruiu a pequena capela. Dom Daniel Tavares Baêta Neves, bispo auxiliar de Mariana, oficializou a benção do templo, em 15 de outubro de 1950.

Em 1979, a igreja foi reformada, com novo retábulo e sagração do altar de mármore. A sagração foi oficializada no dia 23 de setembro de 1979, por delegação do arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Na época, a prefeitura realizou, também completa remodelação do eterno da igreja, tornando-se mais um cartão-postal da cidade.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *