De portas fechadas desde 2009, Museu Ferroviário será reaberto hoje em Lafaiete

22

Mais um bem restaurado em Lafaiete. A prefeitura reabre hoje, em solenidade, ás 18:00 horas, Centro Cultural Maria Andrade de Resende que reúne o Museu Ferroviário e biblioteca.

Graças a um termo de Ajustamento de Conduta, a MRS Logística financiou a recuperação e reforma do prédio que foi cedido pela união ao município há mais de 25 anos.

O belo exemplar foi erguido em 1833, por ordem de Dom Pedro II. A edificação pertenceu à Ferrovia Pedro II, depois Central do Brasil e à extinta RFFSA, estando hoje sob concessão da MRS Logística.

Em 2000, foi inaugurado o centro cultural onde funcionava uma biblioteca, o memorial do Con­selheiro Lafayette Rodrigues Pereira, e o Mu­seu Ferroviário  no qual há uma Maria Fumaça, a principal atração do Museu.
A estação de “Conselheiro Lafayet­te” foi construída em 1928 e fazia parte da primeira linha da Estrada de Ferro Dom Pedro II, que, a partir de 1889, passou a se chamar Estação Ferroviária Central do Brasil.

A reabertura salda uma dívida com a história e é mai um grande passo na preservação do patrimônio histórico de Lafaiete.