Dom Airton José: Arquidiocese de Mariana recebe hoje o novo arcebispo para solene posse

20
Dom Airton e Dom Geraldo Lyrio/Reprodução
Dom Airton e Dom Geraldo Lyrio/Reprodução

A arquidiocese de Mariana recebe com alegria, nesta quinta-feira (21), seu sexto arcebispo, Dom Airton José dos Santos. Ele será acolhido pela população de Mariana na Praça Gomes Freire, às 19h, após passar pelas cidades de Itabirito (MG) e Ouro Preto (MG). Dentro da programação de acolhida e posse, uma sessão de acolhida será realizada na sexta-feira (22), às 19h30, no Santuário Nossa Senhora do Carmo.

A posse de Dom Airton será no sábado (23), às 16h. Os concelebrantes sairão em procissão do Santuário Nossa Senhora do Carmo para a Catedral, em cujo interior se dará o ato de posse canônica. A cerimônia interna na Catedral, por questão de espaço, será limitada aos bispos, padres, seminaristas e familiares de Dom Airton. Um telão transmitirá simultaneamente para o público os atos do interior da igreja. Logo após, missa na Praça da Sé.

No domingo, 24 de junho, haverá uma missa na Catedral presidida por Dom Airton, às 10h, e na segunda-feira (25), às 19h, será realizada uma missa de ação de graças pelo aniversário natalício de Dom Airton, no Santuário Nossa Senhora do Carmo.

Programação oficial

Dia 21 de junho – Quinta-feira – 19h – Chegada de Dom Airton e acolhida pela população de Mariana na Praça Gomes Freire.

Dia 22 de junho – Sexta-feira – 19h30 – Sessão de acolhida a Dom Airton pela Arquidiocese de Mariana no Santuário Nossa Senhora do Carmo.

Dia 23 de junho – Sábado – Dia da posse – 16h – Procissão dos concelebrantes saindo do Santuário Nossa Senhora do Carmo para a Catedral, em cujo interior se dará o ato de posse canônica de Dom Airton. Logo após, missa na Praça da Sé.

Dia 24 de junho – Domingo – 10h – Missa na Catedral presidida por Dom Airton

Dia 25 de junho – Segunda-feira – 19h – Missa de ação de graças pelo aniversário natalício de Dom Airton no Santuário Nossa Senhora do Carmo.