23 de abril de 2024 20:13

Entidade solicita vacinação para profissionais do comércio

A vacinação tem se mostrado o melhor caminho para que as cidades possam retomar a normalidade das atividades em geral.

Desde o início a ordem de vacinação tem considerado critérios de risco, tendo em vista aspectos pessoais de saúde, faixa etária e níveis de exposição profissional ao vírus, que é pode ser alto no caso do trabalho no comércio.

Nesse sentido, o presidente do SINDCOMERCIO, Bento José Oliveira, encaminhou ao prefeito de Conselheiro Lafaiete solicitação para que os profissionais que atuam no comércio de bens e serviços de Conselheiro Lafaiete, tenham sua atividade profissional considerada prioritária para a vacinação e que esta possa ser iniciada imediatamente.

Isto já está ocorrendo no setor de farmácias, cujos profissionais já estão sendo vacinados e precisa se estender para outros setores.

A reivindicação se justifica pelo nível de exposição desses profissionais e também pela relevância social e econômica da atividade comercial para o município de Conselheiro Lafaiete. 

Esses profissionais, grande parte deles desde o início da pandemia, tem estado na linha de frente, garantindo assim o abastecimento e o funcionamento da economia local.

É necessário estabelecer uma ordem de vacinação antecipada e adequada, considerando além da idade, também o nível de exposição, que é maior em determinadas atividades.

A exemplo do que acontece no setor  de farmácias,  os outros setores do comércio precisam ter a vacinação priorizada, especialmente pelo  alto fluxo de pessoas, o que aumenta o nível de exposição, podendo ser esse um dos critérios para estabelecer a  ordem de prioridade.

A priorização da vacinação dos profissionais  do comércio, é mais importante ainda para cidades com o perfil de polo regional com a economia baseada no comércio de bens e serviços, caso de Conselheiro Lafaiete.

A determinação dessa prioridade pelo executivo municipal é de grande importância para o setor e para o município, tendo o Sindcomercio solicitado uma resposta  urgente do prefeito Mário Marcus, para a questão, e se colocado à disposição para discutir os detalhes da aplicação dessa priorização, como ordem de setores entre outros. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade