Entidades celebram Dia Mundial da Água

11
Evento foi realizado na comunidade de Rancho Novo em Lafaiete/Divulgação

O Movimento das Águas comemorou o DIA MUNDIAL DA ÁGUA, com a realização de um evento em 18/03/2017, na Escola Municipal “Padre José Lobo da Silveira, na comunidade de Rancho Novo em Conselheiro Lafaiete-MG.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. O objetivo desse dia é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Em Lafaiete, o evento teve abertura com o Hino Nacional, executado por Ricardo Sales e logo após houve a apresentação emocionante do Monólogo “Desabafo da Água”, de autoria de Val de Paula com a interpretação por Milena Beato, durante o evento aconteceu também uma belíssima apresentação dos alunos da Escola Municipal “Padre José Lobo da Silveira”, através do projeto “Música na Escola”, onde os alunos cantaram músicas canções populares de domínio público utilizando instrumentos alternativos. A Academia Fênix Do Jo fez exibições de artes marciais e ao final houve muito rock e música popular brasileira com a Banda Engenha Rock. Durante todo o evento, vários parceiros expuseram seus trabalhos e orientações sobre o tema “ÁGUA” em seus stands, aos quais destacamos:  Associação Regional de Proteção do Meio Ambiente – ARPA, Centro de Referência e Qualidade para Sustentabilidade – CESUP, Centro Municipal de Ensino Superior- CES,  INCT  ÁCQUA / GEOPARQ, Comitê de Mobilização Contra o Aedes Aegypti,  COPASA, ESTEC, Mandato Participativo da Vereadora Carla Sássi, Mandato Participativo do Vereador Pedrinho, Movimento do Trabalhador Cristão – MTC, Polícia Militar de Meio Ambiente – PMMA, Projeto Portas Abertas, RECÓLEO e UNIPAC. O evento contou também com o apoio da empresa PREFISAN ENGENHARIA, e fez a distribuição de pipocas e realização de pintura facial.

Durante o evento também foi realizado junto as crianças presentes, um concurso de desenho por categorias de idade das crianças, sendo as vencedoras premiadas com o educativo “Jogo da Água”, onde poderão aprender brincando.

O Movimento das Águas agradece especialmente a Direção, professores, funcionários e alunos da Escola Municipal “Padre José Lobo da Silveira”, familiares de alunos desta escola, artistas voluntários que se apresentaram no evento, moradores da comunidade do Rancho Novo e parceiros.”

No dia 22/03/2017, o Movimento das Águas estará participando das ações realizadas pelos parceiros : Associação de Proteção do Meio Ambiente-ARPA, na entrega das premiações do concurso de Desenhos e Frases, na parte da manhã e tarde, na sede da ARPA. E também do evento técnico da ESTEC, a partir de 19 horas, na sede da instituição de ensino.