Entre Rios de Minas resgata sua cultura no carnaval com ampla programação

21
Diversas bandas tocaram para animar o carnaval dos foliões/DIVULGAÇÃO

Entre os dias 2 e 5 de março, Entre Rios de Minas receberá diversas atrações no Carnaval 2019, com a intenção de envolver a folia com a identidade cultural da cidade. Estão previstos desfiles de blocos, apresentações musicais e oficinas durante os quatro dias de festa, com atividades para crianças e adultos. O Carnaval será realizado no centro da cidade, na Praça Senador Ribeiro.

Para o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter Resende Aguiar, a festividade é um momento muito importante na vida da comunidade. “O Carnaval está inserido na política de desenvolvimento do turismo, da valorização de artistas e artesãos locais e empreendedores da gastronomia. Além disso, é um momento de lazer e entretenimento para as famílias da nossa cidade e visitantes”, comenta.

Além das apresentações de bandas e dj’s durante a noite, o Carnaval terá oficinas de máscaras, oficina de criação de instrumentos com recicláveis e desfiles e matinê para as crianças. O evento contará com praça de alimentação com produtos diversos e estacionamento para os foliões.

Resgate cultural

Entre Rios de Minas é nacionalmente conhecida como a cidade berço do Cavalo Campolina. Além disso, desde o século passado, entrerrianos usam fantasias com máscaras feitas artesanalmente, popularmente conhecidas como “Zé Pereira”. E por que não juntar estas duas tradições? Esta foi a ideia do lavrador Roberto José Lima, o Roberto da Pedra Negra que irá desfilar, pela primeira vez, com o bloco “Cavaleiros de Zé Pereira”, unindo o cavalo com as máscaras. Cavaleiros sairão a caráter da comunidade da Pedra Negra para desfilar na cidade.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Felipe Resende, o Carnaval Entre Rios 2019 resgata a identidade cultural e conta na avenida parte da história da cidade. “Os índios-guerreiros Cataguá, primeiros habitantes do município, confirmaram presença no desfile, assim como a nossa Santa Manoelina dos Coqueiros, nosso Cavalo de Prata e o fundador da raça do Cavalo Campolina, o Cassiano Campolina. Participar do carnaval de Entre Rios 2019 é carnavalizar junto com a história do município.”, explica Felipe.

Diversos blocos desfilaram ao longo dos 5 dias de festa/DIVULGAÇÃO

Por isso, todos os blocos foram pensados para resgatar um pouco da história entrerriana. Além do “Cavaleiros Zé Pereira”, também irão desfilar os blocos “Turma do Juca” e “Tribo do Garden”, representando os índios Cataguás. O “Piratas do Camapuã” contará com um carro alegórico que simboliza a grande embarcação de piratas pelos rios da cidade. A “Turma do Nunca”, tradicional bloco entrerriano, desfilará pela 14ª vez no Carnaval. O “Clube dos Autos Antigos” fará exposição e desfile de carros antigos de Entre Rios. E o “Bloco Serafim” trará figuras conhecidas e momentos marcantes da história da cidade. No dia 3 de março, domingo, às 21h30, vários blocos se unem para o desfile “A Mística Entre Rios”.

Já as crianças irão se divertir com a oficina “Bloco das Crianças”, aprendendo a fazer instrumentos de bateria com reciclados, cantar marchinhas e desfilar na avenida. A matinê da “Resenha Seraphin” terá um personagem fantástico, um anjo para alegrar os pequenos com brincadeiras e músicas.

Enfeites com Reciclavéis

Toda a ornamentação do Carnaval de Entre Rios de Minas está sendo feita com produtos recicláveis. Quatro artesãos do espaço de informações turísticas e artesões “Descubra Entre Rios” ficaram responsáveis pelas confecções dos enfeites: Tawan Veloso, Edmar Barbosa, Talita Oliveira e Vânia Ribeiro. Garrafas pet são lavadas, recortadas, pintadas e tornam-se enfeites em formato de flores e bolas. Cd’s também estão sendo usados na ornamentação.

As máscaras de Zé Pereira também estão sendo feitas à mão. As oficinas artesanais já passaram pela comunidade da Pedra Negra, bairros Santa Efigênia e Padre Victor, grupo de fisioterapia do município e crianças da Apae. As oficinas foram ministradas pelos artesões Cláudio Cardoso e João Bosco.

Programação

Confira a programação completa do Carnaval Entre Rios 2019, que é uma realização da da Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas.

02/03 – Sábado

  • 8h – Exposição de autos antigos de Entre Rios
  • 9h – Oficina de Máscaras do Zé Pereira
  • 16h às 18h – Oficina Bloco das Crianças
  • 19h – Desfiles: Tribo do Gardem/ Cavaleiros Zé Pereira
  • 21h30 – Desfiles:Turma do Juca/Serafin/Piratas do Camapuã
  • 23h – Charanga General da Banda
  • 2h – Dj Celso

03/03 – Domingo

  • 16h às 18h – Oficina Bloco das Crianças e desfile
  • 18h – Matinee Resenha do Seraphin
  • 21h30 – Desfile de todos os Blocos “A mística Entre Rios”
  • 23h – Banda Baile IMRS
  • 1h – Dj Celso

04/03 – Segunda-feira

  • 16h – Matinee Resenha do Seraphin
  • 22h – Desfile: Turma do Nunca
  • 23h – Seresta Rios ao Luar
  • 1h – Dj Tulio

05/03 – Terça-feira

  • 16h – Dj Tulio
  • 18h – Desfile: Cavaleiros Zé Pereira
  • 21h – Banda Locomotiva
  • 23h – Dj Tulio

Imagens: Arquivo/Secretaria de Cultura